Como você, defensores dos direitos humanos são pessoas comuns. E como também pode ser o seu caso, eles e elas optam por agir pacificamente contra a injustiça, usando todas as suas forças, em nome de direitos que são de todos e todas.   

Só que aqueles e aquelas que defendem os direitos humanos estão sob ameaça. As retaliações ocorrem de várias maneiras, como por exemplo, por meio da criminalização do ato de protestar, proibição de ir às ruas, limitações ao funcionamento de organizações, perseguição, desqualificação do protesto, intimidações, abuso da força policial, ameaças e até mesmo assassinatos. Esses tipos de ações são parte de uma tendência global de graves violações de direitos. O Brasil, por exemplo, é o quarto país do mundo onde mais se mata pessoas defensoras de direitos humanos e ativistas ambientais.

Para começar a enfrentar o problema, é urgente que tenhamos uma política nacional de proteção  dos defensoras e defensores de direitos humanos, que seja de efetiva! Participando da campanha “Sua Voz Muda o Mundo”, você se junta a nós e levanta a voz para exigir que o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania efetive a implementação do Programa de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), em todo o território nacional,   incorporando uma perspectiva de gênero, raça, etnia e diversidade sexual nos parâmetros da política. Queremos, ainda, que o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania garanta, em um processo participativo, envolvendo comunidades afetadas e organizações da sociedade civil, a construção do Plano Nacional de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos.

Proteja os defensores e defensoras de direitos humanos! 

 

 

Assinaturas Atuais