O que fazemos

Como atuamos

Frentes de ação

Fazer a mudança e garantir conquistas

Direitos humanos não são dados, são conquistados. E precisamos continuar a reafirmá-los, seja denunciando violações, seja exigindo sua ampliação. A ação da Anistia Internacional Brasil é baseada em evidências e segue metodologias aplicadas no mundo inteiro por nós.

Pesquisa

A mudança começa pelo levantamento de informações, documentação e análise sobre as violações de direitos humanos por parte de governos e atores privados.

Pesquisas e publicações

Campanhas e Mobilização

A direção é responsável pela coordenação de todas as nossas atividades, assegurando que cumpramos a missão de defender os direitos humanos.

Conheça as campanhas

Incidência

Usamos nossas análises para influenciar e pressionar governos, empresas e tomadores de decisão a fazer o que é certo.

Conquistas
Como a mudança acontece

PARA TRANSFORMAR A GENTE PRECISA SABER

Nossas campanhas denunciam violações de direitos humanos e casos de injustiça contra indivíduos e comunidades, oferecendo às pessoas formas de dizerem ao mundo que se importam. Isso eleva a pressão sobre autoridades públicas e o custo político de se omitirem diante de abusos.

Conheças as nossas campanhas
...

Como a sua voz faz diferença

A Anistia Internacional conecta a indignação que você sente e os seus sonhos de uma sociedade mais justa à indignação e aos sonhos de outras pessoas mundo afora. Levamos nossas campanhas e petições a mais de 150 países para assim contar com manifestações de apoio às nossas causas nos quatro cantos. É assim que aumentamos a pressão sobre autoridades aqui no Brasil, mas também ajudamos pessoas de outros lugares a conseguirem mudanças. Cada voz que se levanta importa e faz diferença, incluindo, é claro, a sua. Não deixe de fazer parte!

Conheças as nossas campanhas

Causas

Os temas de trabalho e as prioridades em direitos humanos da Anistia Internacional Brasil.

Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Ser um defensor ou defensora é dizer a quem tem poder que não se pode tudo: existem limites impostos pela obrigação de respeitar os direitos humanos reconhecidos nacional e internacionalmente. Traçar essa linha pode, no entanto, significar se colocar em risco, principalmente em países como o Brasil, que tem se destacado em rankings mundiais de violência contra defensores dos direitos humanos e do meio ambiente.

Veja mais

Direitos Indígenas e Quilombolas

Os povos indígenas e as comunidades quilombolas têm direito à autodeterminação (ou seja, a se autodefinirem em termos políticos, culturais e educacionais); direito à manutenção de suas tradições; à terra; e a serem consultados previamente sobre quaisquer medidas do poder público que afetem suas vidas. Todas são garantias presentes tanto na legislação nacional quanto em compromissos internacionais assinados pelo Brasil.

Veja mais

Justiça Climática

A crise climática é uma crise de direitos humanos. Isto quer dizer não só que os fenômenos extremos do clima afetam as pessoas, mas que nem todas elas têm sido atingidas da mesma maneira e, sobretudo, com a mesma intensidade.

Veja mais

Segurança Pública e Direitos Humanos

Viver livre da violência é um direito humano fundamental de todas as pessoas. O Brasil, no entanto, tem fracassado, tanto em proporcionar a mesma proteção às diferentes populações quanto em oferecer a todos os seus cidadãos tratamento igualitário por parte dos agentes de segurança pública e das instituições do sistema de justiça.

Veja mais

Acompanhe a anistia internacional brasil nas redes sociais

Receba atualizações regulares do AIB