Enquanto os Estados Unidos e o mundo marcam no domingo (9) o primeiro ano desde a morte de Michael Brown, adolescente desarmado assassinado pelo policial Darren Wilson, em Ferguson, no estado do Missouri, o diretor executivo da Anistia Internacional Estados Unidos, Steven W. Hawkins lançou a seguinte declaração:

“A morte de Michael Brown e outros trágicos incidentes semelhantes em todo o país destacam um padrão perturbador de uso de força letal e conduta racialmente discriminatória por agentes da lei. Um ano depois, ainda há uma necessidade premente de reformas nos níveis local, estadual e federal.

“Legisladores em Missouri e em todo o país devem fazer com que as leis sobre o uso de força letal estejam alinhadas às normas internacionais, limitando a casos em que o uso da força letal é necessário para proteger a vida. Nossa pesquisa descobriu que as leis de todos os estado do país não cumprem esta norma.

Na esteira do assassinato de Brown e da resposta militarizada para protestos de rua, uma investigação do Departamento de Justiça considerou haver má conduta generalizada e preconceito racial no departamento de polícia Ferguson.

“O presidente Obama e o Departamento de Justiça deveriam apoiar a criação de uma comissão nacional para conduzir uma revisão nacional das disposições legislativas de uso policial da força letal, políticas, treinamento e prática para alinhá-los às normas internacionais”, disse Hawkins.

“O departamento também deve rever a sua orientação para os agentes da lei para incluir uma proibição abrangente da discriminação racial por parte de órgãos federais e estaduais responsáveis pela aplicação da lei e assegurar a produção e publicação de estatísticas nacionais sobre uso de armas de fogo por policiais.

“A morte de Michael Brown e os protestos Ferguson iniciou um debate nacional sobre raça e policiamento. Um ano depois, é evidente que esse debate está longe de ter acabado.”

Saiba mais

Relatório: Força Mortal: O uso da força letal pela polícia nos Estados Unidos

Anistia Internacional parabeniza investigação do Departamento de Justiça norte-americano à conduta policial em Ferguson

Ferguson, o mundo está de olho

EUA: respeito ao direito de manifestação pacífica após decisão do caso Michael Brown

Anistia Internacional EUA envia delegação para monitorar protestos em Ferguson

Anistia Internacional EUA envia delegação para monitorar protestos em Ferguson

Blog: A violência no Brasil tem cor