Trouxemos 15 vitórias que não podem passar despercebidas. Mesmo em tempos difíceis, vamos sempre comemorar cada ativista libertado ou libertada, cada avanço na legislação, cada conquista para os direitos humanos. Seguimos mobilizadas, com a esperança sempre viva. 🙂

1. Egito: Libertado depois de mais de dois anos, o adolescente que protestou contra a tortura

Mahmoud Hussein, de 20 anos de idade, foi libertado no Egito depois de passar mais de dois anos atrás das grades por vestir uma camisa com uma mensagem contra a tortura. Ele foi submetido a torturas na prisão e forçado a assinar uma confissão falsa.

……….

2. México: Membros da Marinha do México julgados por desaparecimento

Cinco membros da Marinha do México foram processados ​​pelo desaparecimento de Armando Villarreal Bosque, que foi encontrado morto semanas depois de sua prisão em 2013. As prisões são um raio de esperança para as famílias de dezenas de milhares de pessoas de todo o México, cujo paradeiro é ainda desconhecido.

……….

3. Qatar: Poeta livre

Mohammed al Ajami, também conhecido como Ibn al Dheeb, foi finalmente libertado no Qatar após quatro anos de pesadelo. Ele tinha sido acusado de “insultar o emir” após recitar um poema  para um grupo de pessoas em seu apartamento no Cairo, Egito, onde, naquele tempo, estudava literatura árabe.

……..

4. República Democrática do Congo: Libertados nove manifestantes pacíficos

Nove jovens ativistas foram liberados depois de serem presos durante uma manifestação pacífica na RDC. Eles foram acusados ​​de “conspiração criminal, rebelião e incitação à revolta”.

…….

5. Azerbaijão: 10 prisioneiros de consciência libertados

O Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, assinou uma ordem de libertação para 148 prisioneiros, entre os quais haviam 10 prisioneiros de consciência. Entre os libertados eram ativistas dos direitos humanos e ativistas da oposição, membros de um movimento juvenil pró-democracia e um jornalista na prisão por acusações politicamente motivadas.

……….

6. Noruega: Avanço histórico nos direitos trans

O Ministério da Saúde da Noruega propôs uma reforma chave na lei que pode mudar a vida das pessoas trans na Noruega. As propostas permitirão que as pessoas determinem seu próprio sexo.

……….

7. República Centro Africana: Avanço histórico para as vítimas de violência sexual

O ex-vice-presidente congolês Jean-Pierre Bemba foi condenado pelo Tribunal Penal Internacional para usar a violência sexual como arma de guerra. Foi um momento histórico na luta por justiça para as vítimas de violência sexual na República Centro Africana e ao redor do mundo.

………..

8. Bósnia-Herzegovina: Karadzic, acusado de genocídio em Srebrenica

O ex-líder do bósnios sérvios Radovan Karadzic foi condenado por genocídio e outros crimes de direito internacional. Um tribunal da ONU condenou Karadzic de genocídio em conexão com o massacre de Srebrenica, onde mais de 7.000 homens e meninos bósnios foram mortos. Ele foi condenado a 40 anos de prisão.
……

9. China: Libertado o advogado que defendeu as igrejas

Um advogado de defesa de destaque para os direitos humanos na China foi libertado depois de ser detido por sete meses. Zhang Kai tinha oferecido apoio jurídico às várias igrejas na província de Zhejiang, onde as autoridades começaram a demolir as igrejas e removido cruzes e crucifixos no final de 2013.

……….
10. Malásia: direitos absolvido mulheres ativistas

Lena Hendry ativista foi absolvido depois de ser acusado sob uma lei que criminaliza a posse ou exibição de filmes que não foram aprovados pela censura Office of Film na Malásia. Ele poderia ter sido condenado a três anos de prisão por ter mostrado um filme sobre as violações dos direitos humanos no Sri Lanka.

………

11. Azerbaijão: advogado de direitos humanos lançado

As autoridades do Azerbaijão libertaram da prisão o advogado de direitos humanos e proeminente crítico do governo conhecido como Intigam Aliyev. Ele havia sido condenado a sete anos e meio de prisão sob falsas acusações de evasão fiscal, actividade ilegal e abuso de poder, em um contexto de repressão da dissidência no Azerbaijão.

…………

12. Kuwait: Ativista absolvidos

O ativista de direitos humanos Nawaf al Hendal foi absolvido março, juntamente com 10 outros homens. Ele havia sido preso março 2015 enquanto participava como observador em uma manifestação pacífica na cidade de Kuwait e foi acusado de “participar de uma manifestação ilegal”.
……..

13. Kuwait: Absolvido ex-parlamentar da oposição

Kuwaiti ex-parlamentar da oposição Saleh al Mulla foi absolvido março sob a acusação de “insultar o emir do Kuwait e presidente do Egito” em sua conta no Twitter.

…………

14. UAE: Blogger libertado da prisão

O blogueiro Omani Muawiya de Ruwahi foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal dos Emirados Árabes Unidos em 14 de março. Ela o havia acusado de “estabelecer e gerenciar contas online, a fim de incitar o ódio e perturbar a ordem pública e da paz social” e “ridicularizando o Estado e seus líderes”.
……..

15. Turquia: Libertado refugiado sírio detido no aeroporto

refugiado sírio MK foi lançado em 29 de março depois de ter sido arbitrariamente detidos à chegada ao Aeroporto Sabiha Gökçen em Istambul em novembro. MK temia que as autoridades turcas repatriados à força para a Síria, onde a sua vida estaria em perigo.
………

16. China: Jornalista e colunista livre

O jornalista e colunista Jia Jia foi libertado depois de desaparecer no início de março. O seu desaparecimento pode ter sido relacionado com uma carta publicada na internet em que o presidente Xi Jinping foi criticado.