Joel Paredes é um jovem ceramista de 29 anos que sofreu perda permanente de um de seus olhos durante a forte repressão às manifestações contra a recente reforma constitucional, na província de Jujuy, no norte da Argentina.
Qual é a questão?
Joel é percussionista e tocava seu bumbo na praça principal de Humahuaca, durante um protesto pacífico, em 30 de junho de 2023, contra mudanças na constituição de Jujuy que incluíam restringir o direito de se reunir, além de medidas que poderiam violar direitos à terra e trazer danos ao meio ambiente.
Nas primeiras horas da manhã do dia 1º de julho, a polícia chegou à praça e começou a disparar balas de borracha de forma imprudente contra a multidão. Joel foi atingido em seu olho direito do qual agora está permanentemente cego. O ferimento ainda lhe rende dores debilitantes nos nervos que afetam sua vida diária.
Ninguém foi responsabilizado pelo que aconteceu com Joel e aos outros manifestantes.
Joel gosta muito de música e costumava trabalhar em uma oficina de cerâmica, o que agora é difícil para ele devido à lesão ocular. Sua vida mudou completamente desde esse grave incidente.
O que você pode fazer para ajudar?
Assine para exigir que a violência policial seja investigada com urgência e de forma independente!
O caso de Joel Paredes faz parte da “Escreva por Direitos“, da Anistia Internacional. A Campanha junta pessoas de todos os cantos do mundo, todos os anos, para lutar contra injustiças e apoiar pessoas e comunidades que têm seus direitos humanos ameaçados.
Escrevendo cartas, assinando petições e compartilhando histórias, você também pode exigir justiça e convocar as autoridades daqueles lugares em que as injustiças estão acontecendo a fazerem a coisa certa.