ESCREVA POR DIREITOS

A campanha Escreva por Direitos, da Anistia Internacional, ocorre todos os anos desde 2009. Este ano, a maior campanha de direitos humanos do mundo começa dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos – em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada, em 1948. Escreva por Direitos tem como objetivo trazer mudanças para a vida de pessoas ou comunidades que sofreram ou estão em risco de sofrer violações de direitos humanos. Entre as muitas ações desenvolvidas na campanha, a Anistia Internacional leva casos de pessoas, grupos e comunidades aos tomadores de decisão que podem mudar a situação, dá visibilidade por meio de ações públicas e traz atenção internacional por meio da mídia e da exposição na internet.

A campanha Escreva por Direitos consiste em uma maratona de escrita de cartas que envolve milhões de pessoas em todo o mundo. Como resultado do chamado internacional à ação, tomadores de decisão são bombardeados com essas mensagens. Os casos deste ano são de pessoas presas por defenderem seus direitos e expressarem suas opiniões, ativistas LGBTI vitimizados apenas por serem quem são, manifestantes pacíficos espancados e alvejados, defensores e defensoras do meio ambiente assediados e intimidados, e outras vítimas de violações dos direitos humanos. Essas pessoas receberão mensagens de solidariedade de milhares de apoiadores e apoiadoras de diversos cantos do mundo. Elas e suas famílias saberão que seus casos estão sendo levados à atenção do público e que não estão esquecidas.

Os resultados de campanhas semelhantes em anos anteriores são impressionantes. Indivíduos afetados pelas violações relatam a diferença que essas cartas fizeram em suas vidas, expressam sua gratidão àqueles que as escreveram e, muitas vezes, descrevem a força que reuniram ao saber que tantas pessoas estão preocupadas com seus casos.

Muitas vezes há uma mudança notável por parte dos oficiais do Estado em relação a esses indivíduos: as acusações são retiradas, o tratamento se torna menos severo, e leis ou regulamentos que tratam do problema são estabelecidos.

  • Pessoas em mais de 170 países e territórios participam de todos os tipos de eventos
  • Escrevendo milhões de cartas, e-mails, tweets e assinando petições
  • Apoiando pessoas que foram assediadas, ameaçadas e presas apenas pelo que são ou pelo que lutam
  • Pressionando governos, líderes e tomadores de decisão
  • Mostrando amor e apoio a essas pessoas e suas famílias
  • E fazendo a mudança acontecer – libertando ativistas e protegendo as pessoas que lutam pela mudança

Você também quer fazer parte da mudança? Entre em ação com a gente! Assine as petições e exija justiça para Gustavo Gatica, que ficou cego pela polícia enquanto se manifestava no Chile, e proteção para Jani Silva, uma defensora da Amazônia colombiana ameaçada de morte. 

Mais campanhas

Escreva por Direitos 2015
Entre em ação
Escreva por Direitos 2016
Entre em ação
Escreva por Direitos 2017
Entre em ação

Como a mudança acontece

Pesquisa

A mudança começa pelo levantamento de informações, documentação e análise sobre as violações de direitos humanos por parte de governos e atores privados.

Incidência

Usamos nossas análises para influenciar e pressionar governos, empresas e tomadores de decisão a fazer o que é certo.

Campanhas e Mobilização

Através de petições, cartas e ações nas ruas e online, mobilizamos o apoio de pessoas e instituições em todo o mundo, elevando a pressão para fazer a mudança acontecer.