Taner Kılıç, presidente honorário da Anistia Internacional da Turquia, que foi solto na última terça-feira (15/8) após mais de 14 meses atrás das grades, agradeceu a todos que atuaram em seu favor. Disse ainda que espera que a campanha por sua libertação ajude a dar visibilidade à situação de outras vítimas de processos políticos na Turquia.

.

Taner, cujo julgamento será retomado em 7 de novembro, reencontrou com a família após ser libertado por um tribunal em Istambul.

.

“Acredito que a campanha pela minha libertação trouxe visibilidade a todas as pessoas que também são vítimas de processos injustos e de motivação política na Turquia”, disse Taner Kılıç.

“Espero que a justiça prevaleça e que todos tenham um julgamento justo”.

.

Taner foi preso em junho de 2017 indiciado de “pertencer a uma organização terrorista”. Ele foi acusado de usar um aplicativo de mensagens criptografadas chamado ByLock, que o governo turco diz ser usado por membros do grupo Fetullah Gülen. Dois relatórios policiais e quatro análises forenses independentes não encontraram quaisquer vestígios do ByLock no telefone de Taner.

.

“Mesmo não havendo uma única razão sequer para o meu encarceramento, fiquei preso por mais de 14 meses. Espero que minha prisão não tenha sido em vão e que a conscientização gerada em todo o mundo ajude outras pessoas a enfrentar julgamentos justos na Turquia ”, disse Taner.

.

Ele também expressou seus agradecimentos pela solidariedade internacional que recebeu.

.

“Para todos que me enviaram inúmeras cartas de todo o mundo – cartões do Canadá ao Japão, da Noruega ao Benim – quero expressar minha profunda gratidão”, disse Taner.

“Enquanto estava na prisão, essas ações me deram esperanças e me lembraram da importância da solidariedade internacional na luta pelos direitos humanos.”

“Quatorze meses atrás das grades parece muito tempo. Eu ainda estou me sentindo um pouco atordoado. Acho que levarei algum tempo para processar tudo isso, mas esta é a melhor celebração do Eid que poderíamos ter esperado”.

.

Eid é uma celebração muçulmana que marca o fim do jejum do Ramadã. Eid al-Fitr significa literalmente “Celebração do fim do jejum” e dura, em média, 30 dias.

.

Contexto

Taner Kılıç foi detido em 6 de junho de 2017 e preso três dias depois. Dez outros ativistas (conhecidos como Istambul 10), incluindo İdil Eser, diretora da Anistia Internacional da Turquia, foram detidos um mês depois enquanto participavam de um workshop de direitos humanos. Oito deles ficaram presos por quase quatro meses antes de serem libertados sob fiança em outubro.

.

Todos são acusados de “pertencer a uma organização terrorista”, uma alegação infundada para a qual a acusação ainda não forneceu qualquer evidência.

.

Em dezembro passado, autoridades turcas admitiram que milhares de pessoas foram injustamente acusadas de baixar o ByLock. Listas contendo os números de 11.480 usuários de telefones celulares foram publicadas e houve libertações em massa. Taner Kılıç não estava na lista. Especialistas acreditam que um número muito maior de pessoas foi injustamente acusado de baixar e usar o aplicativo de mensagens.

.

Mais de um milhão de pessoas assinaram apelos da Anistia Internacional exigindo a libertação de Taner Kılıç e de outros defensores dos direitos humanos desde a sua detenção no ano passado. Dezenas de figuras conhecidas, incluindo Ai WeiWei, Peter Gabriel e Catherine Deneuve pediram a libertação de Taner e a retirada das acusações contra os 10 de Istambul.

.

Saiba mais sobre a campanha que pedia liberdade para Taner!

Presidente do Conselho da Anistia Internacional Turquia é libertado depois de mais de um ano atrás das grades

Turquia: Processo contra Taner Kiliç deve ser encerrado depois do relatório policial não encontrar nenhuma evidência de irregularidade

Turquia: Um ano após a prisão de Taner Kılıç, as exigências para sua libertação não serão silenciadas

O grande medo

Em defesa da liberdade de expressão na Turquia