Pelo menos 19 pessoas foram mortas na noite desta quinta feira 13 de agosto nas cidades de Osasco, Barueri e Itapevi, na região da Grande São Paulo, por homens armados e encapuzados. Uma gravação de câmera de segurança de um dos locais onde aconteceu o crime mostra homens armados perguntando quem no local tinha passagem na polícia e matando então aqueles que se identificaram.

O Governo do Estado de São Paulo deve tomar todas as medidas necessárias para garantir uma investigação célere e imparcial sobre o contexto destas mortes e sobre as suspeitas de que policiais estariam envolvidos na ação. As investigações devem ser transparentes. A sociedade precisa receber uma resposta sobre este grave episódio de violência. Entre 2013 e 2014 houve um preocupante aumento de 80% nos casos de mortes decorrentes de intervenção policial no Estado de São Paulo, esses casos são raramente investigados e a impunidade alimenta o ciclo de violência por parte dos policiais.

O Brasil é o país com o maior número de homicídios no mundo: foram 56 mil em 2012. A maior parte deles não é investigada. Apenas cerca de 8% são levados à justiça.

“Chacinas como a desta madrugada em São Paulo, infelizmente, tem feito parte da rotina da violência nas nossas cidades. Com frequencia policiais, dentro e fora de serviço, são responsáveis por uma parcela significativa desses homicídios. Uma investigação célere, transparente e imparcial deve ser conduzida imediatamente para que não reste dúvida sobre a autoria e a responsabilidade por essa barbárie”, disse Atila Roque, Diretor Executivo da Anistia Internacional no Brasil.

Saiba mais

25 anos da chacina de Acari expõe crise aguda do sistema de justiça criminal no Brasil

Nota pública: Anistia Internacional convoca mobilização mundial por chacina na Bahia

Nota pública: Anistia Internacional pede investigação imediata da chacina que ocorreu ontem, 04/11, em Belém (PA)