A Anistia Internacional recebeu com preocupação a publicação do decreto n° 45.692, na tarde de hoje (17) no Diário Oficial do Rio de Janeiro, declarando estado de calamidade pública na situação financeira do Estado e autorizando a racionalização de todos os serviços públicos essenciais para a realização dos Jogos Olímpicos.

“Grandes eventos esportivos não podem acontecer às custas de supressão de direitos. O decreto publicado hoje abre espaço para restrições no fornecimento de serviços públicos que podem agravar ainda mais áreas como saúde e segurança pública”, alerta Atila Roque, diretor executivo da Anistia Internacional Brasil. “As autoridades do Estado precisam esclarecer para a população quais são os reais impactos dessa medida na vida das pessoas”.

“O que o Rio de Janeiro precisa é de mais e não de menos investimentos para assegurar que as forças de segurança estão preparadas e não vão repetir as violações de direitos humanos que temos documentados durante anos”, destaca Roque.

“Não é hora de se esconder atrás de números. As autoridades do Rio de Janeiro tem a responsabilidade de garantir segurança para todos e todas. Se falhar nessa responsabilidade, só vai gerar mais dor e sofrimento”, finaliza.

Assine a petição: Rio 2016: a violência não faz parte desse jogo!

Saiba mais

Brasil insiste nos erros da Copa do Mundo nas operações de segurança pública e arrisca comprometer legado das Olimpíadas 2016

As forças de segurança do Rio mostram sua verdadeira natureza antes dos Jogos Olímpicos

A 100 dias das Olimpíadas, Rio de Janeiro precisa lidar com graves problemas de segurança pública