No marco do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, a Anistia Internacional lança um vídeo que traduz e reconhece a importância de Marielle Franco. Cinco mulheres negras (mãe, irmã, amiga, professora, ativista) relatam seus olhares e aprendizados na convivência com Marielle e pedem justiça.

.

Assista:

 

O vídeo faz parte da maior campanha internacional de direitos humanos do mundo, a Escreva por Direitos (Write for Rights). Em 2018, a campanha tem como foco mulheres defensoras de direitos humanos, destacando que a discriminação, o abuso, a intimidação e a violência afetam de forma desproporcional as mulheres.

.

Entre essas mulheres está Marielle Franco, vereadora da cidade do Rio de Janeiro e defensora de direitos humanos assassinada em março deste ano. Marielle lutava corajosamente por uma cidade mais justa, defendia os direitos das mulheres negras, das pessoas LGBTI e da juventude e denunciava abusos cometidos por policiais em serviço e execuções extrajudiciais.

.

Além de fazer pressão e exigir justiça, a campanha também celebra o importante trabalho de mulheres que levantam suas vozes contra as injustiças e lideram processos de transformação.
.

Ficha Técnica

Direção: Victor Hugo Fiuza
Roteiro: Victor Hugo Fiuza e Anistia Internacional
Produção executiva: Natalia Erre e Rachel Cidaco
Produção: Camilla Leal
Assistente de produção: Marcela Lisboa
Fotografia: João Carlos Rocha
Som direto: Maria Isabel Marques e Diego Guimarães
Montagem e Finalização: Leandro Rodrigues e Victor Hugo Fiuza
Assistentes de câmera: Leandro Rodrigues, Ébano Gama e Lucas Magalhaes
Assistência de pós-produção: Pedro Gabriel Kuster
Imagens manifestação: Clarice Green, Clarice Lissovsky, Paula Cosenza, Lucas Novello
Imagens aéreas: Tui Lana
Fotos: Mídia Ninja, Ascom Câmara Rio

 .

 

Mais Publicaçõess