A Anistia Internacional apela às autoridades venezuelanas que investiguem imediatamente as alegações de tortura feita pelo prisioneiro de consciência Leopoldo López, no dia 23 de junho de 2017. Neste dia veio à tona um vídeo onde Leopoldo López denuncia ao vivo que está sendo torturado na prisão militar CENAPROMIL  (Ramo Verde) e pede a sua esposa, Lilian Tintori,que denuncie a situação.

Essas alegações são particularmente graves porque cerca de 20 dias atrás Leopoldo López foi novamente isolado, negando-lhe o acesso a sua família. Além disso, desde 7 de abril de 2017, lhe foi negado o contato com seus advogados, violando seus direitos fundamentais e colocando-o em uma situação de risco de que novas violações ocorram. Isso já foi denunciado pela Anistia Internacional através de duas ações urgentes exigindo que as autoridades permitissem que ele visse sua família e advogados.

A Anistia Internacional apela veementemente às autoridades de Ramo Verde que cessem qualquer ação que ponha em perigo a integridade física, psicológica e a vida do prisioneiro de consciência Leopoldo López e que permitam imediatamente que o Procurador geral da República, seus advogados e familiares possam visitá-lo para constatar sua situação.

…..

Saiba mais:

Exija liberdade e justiça para dissidentes políticos na Venezuela

Venezuela: Aumenta a ‘caça às bruxas’ contra dissidência no meio da crise política

Venezuela: Militarização da crise política e econômica aumenta a violência e promove medo