Em sua sexta semana, o aplicativo Fogo Cruzado registrou mais de 900 notificações de tiroteios e/ou disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Estas informações foram recebidas nos últimos sete dias – entre 09 e 15 de agosto.

Além das notificações compartilhadas pelos usuários, o balanço semanal inclui ainda dados coletados via imprensa e canais da própria polícia, como os boletins diários publicados no site da Polícia Militar. Até agora, mais de 35 mil usuários já baixaram o aplicativo.

O relatório dessa semana mostra que regiões como Complexo do Alemão continuam especialmente atingidas pela violência armada, mesmo com o esquema especial de segurança pensado para a Olimpíada na cidade. O Bairro esteve entre os mais atingidos pela violência desde o lançamento do aplicativo. Tijuca e São João de Meriti também se destacaram pelo alto número de notificações esta semana.

Pela primeira vez, Copacabana e Leme, ambos na Zona Sul da cidade, figuram entre as regiões com maior número de notificações, num total 5 entradas no aplicativo. Destas, 3 notificações apontaram vítimas fatais e 1 notificação indicou 1 ferido e 3 operações policiais.

Foram registradas 70 notificações no mapa neste período. Destas, 8 notificações apontaram vítimas fatais, 16 notificações indicaram feridos e 11 registraram ocorrência de operação policial. Todas as notificações enviadas por usuários são moderadas antes da postagem O primeiro mês de operação do aplicativo (05 a 31 de julho) registrou 762 notificações, totalizando mais de 900 registros no mapa colaborativo nas últimas seis semanas.

As informações via Imprensa e Polícia Militar do Rio de Janeiro – compiladas e inseridas no mapa pela equipe do Fogo Cruzado – representam 38 deste total e indicam 7 vítimas fatais, 16 feridos e 9 operações policiais.

No total, 79 notificações foram enviadas por usuários esta semana; destas, 9 foram descartadas por serem repetidas, incompletas ou relatarem ocorrências em cidades fora da atual área de cobertura do aplicativo.

O aplicativo, que opera em modo piloto até o final deste ano, está sob constante atualização para corrigir falhas técnicas apontadas por usuários. Upgrades do Fogo Cruzado já foram disponibilizados nas lojas para download gratuito.

A idéia é manter a divulgação periódica dos dados do Fogo Cruzado até dezembro, quando será avaliada a possibilidade de expandir a cobertura da ferramenta para outras cidades e regiões brasileiras. Além dos boletins semanais, relatórios mensais e trimestrais trarão informações adicionais sobre o impacto da violência armada em serviços da cidade como transporte e funcionamento de escolas.

Esta iniciativa faz parte da campanha “A violência não faz parte desse jogo!“, que denuncia os riscos de aumento de violações de direitos humanos no contexto de mega eventos como os Jogos Olímpicos Rio 2016.