A Anistia Internacional apela às autoridades federais e estaduais medidas urgentes frente à escalada de violência no campo no Brasil, com casos confirmados em Rondônia, Paraíba e Paraná nos últimos dias.

Ontem (7), uma operação da Polícia Militar do Paraná em um acampamento dos Sem Terra, localizado na região de Quedas do Iguaçu, resultou no assassinato de dois trabalhadores e sete feridos. Ainda não há confirmação do número exato de mortos e feridos.

Na noite do dia 6 de abril, Ivanildo Francisco da Silva, liderança de um assentamento no município de Mogeiro, Paraíba, foi assassinado em sua casa, na frente de sua filha de 1 ano e meio de idade. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), outras lideranças estão ameaçadas de morte no estado.

Ainda na noite do dia 2 de abril, um acampamento dos Sem Terra no Vale do Jamari, Rondônia, com cerca de 100 famílias, foi atacado por pistoleiros. As ameaças se intensificaram e culminaram no dia 4 com tiros e expulsão dos acampados. Segundo a CPT, o estado registrou o maior número (21) de assassinatos contra trabalhadores do campo em 2015 e ainda não conta com o Programa de Proteção a Defensores dos Direitos Humanos (PPDH).

É fundamental que as secretarias estaduais de segurança e a Polícia Civil investiguem esses eventos de modo célere e independente e que os policiais envolvidos sejam imediatamente afastados. A Anistia também demanda que o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, tome providências e medidas de garantia das lideranças locais que permanecem sob ameaça.

“É sintomático que, às vésperas de se completarem 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 pessoas foram assassinadas e outras 69 ficaram feridas, continuemos a presenciar a escalada de assassinatos no campo”, afirma Atila Roque, diretor executivo da Anistia Internacional Brasil.

A Anistia Internacional reitera o seu protesto frente ao padrão recorrente de violência e impunidade que marca os conflitos por terra e recursos naturais no Brasil.

Leia mais:

Morte de liderança rural no Maranhão revela falha sistêmica do Estado brasileiro, afirma a Anistia Internacional

Nota Pública da Anistia Internacional sobre mortes de membros do MST na região de Campos dos Goytacazes

Assassinato de líder quilombola pode permanecer impune após 5 anos do crime