Quase um ano e meio depois de serem presos e ainda enfrentando acusações absurdas, o presidente do conselho da Anistia Internacional da Turquia, a ex-diretora İdil Eser e nove outros defensores dos direitos humanos deve ser absolvido, disse a Anistia Internacional em seu teste amanhã em Istambul.

.

Taner Kılıç, presidente honorário da Anistia na Turquia, e İdil Eser, ex-diretora da organização na Turquia, estão sendo julgados ao lado de outros nove defensores de direitos humanos com alegações infundadas de “filiação a uma organização terrorista”.

.

“Sem um fragmento de evidência confiável apresentado para substanciar as absurdas acusações feitas contra eles, agora é hora de acabar com essa farsa judicial e absolver essas mulheres e homens que dedicaram suas vidas à defesa dos direitos dos outros”, disse Kumi Naidoo, Secretário Geral da Anistia Internacional.

“Esses defensores dos direitos humanos passaram, cumulativamente, mais de três anos atrás das grades. Nada pode trazer de volta esse tempo, mas a corte agora pode finalmente levantar a ameaça de condenação que desnecessariamente pairou sobre suas cabeças ”.

.

Durante as cinco audiências de julgamento anteriores, todos os aspectos do caso do promotor contra os defensores dos direitos humanos foram amplamente refutados. No entanto, as autoridades turcas parecem dispostas a arrastar o caso o mais longe possível.

.

Taner Kılıç passou mais de 14 meses na prisão antes de sua libertação sob fiança em agosto. Oito dos 10 de Istambul passaram quase quatro meses atrás das grades antes de serem liberados em outubro de 2017.

.

“Taner e Istambul 10 são símbolos poderosos do que está acontecendo sob a repressão implacável na Turquia hoje”, disse Kumi Naidoo.

“Em vez de serem apoiados, defensores de direitos humanos passam seus dias definhando na prisão ou vivendo com medo constante de serem processados e presos. O Istanbul 10 e Taner devem ser absolvidos e todos os que estão presos na Turquia meramente por defender os direitos humanos devem ser libertados ”.

.

Saiba mais

Turquia: Processo contra Taner Kiliç deve ser encerrado depois do relatório policial não encontrar nenhuma evidência de irregularidade

Turquia: Um ano após a prisão de Taner Kılıç, as exigências para sua libertação não serão silenciadas