Carlos*, de 4 anos de idade, e Michael*, de 16 anos, foram libertados hoje do Centro de Detenção Berks County, na Pensilvânia, depois de seus casos terem sido ouvidos por um juiz de imigração.

Carlos e sua mãe Lorena*, de 34 anos, fugiram de ameaças, intimidações e violências graves e repetidas em Honduras, antes de chegar nos Estados Unidos. Eles foram mantidos em Berks por mais de 22 meses. Do mesmo modo, Michael e sua mãe Maribel*, de 41 anos, também foram detidos por mais de 22 meses. Eles fugiram de El Salvador após constantes ameaças de morte à família quando Michael foi alvo de recrutamento de gangues em El Salvador.

“As decisões de hoje são um grande alívio para Carlos, Michael e suas famílias”, disse Naureen Shah, Diretor Sênior de campanhas da Anistia Internacional dos EUA.

“Nas últimas duas semanas, vimos quatro famílias sendo libertadas de Berks depois de passarem quase 700 dias na prisão. Esse é um grande passo na direção certa, mas devemos garantir que todas as mães, pais, filhos e outros que se encontrem nas instalações de Berks recebam uma audiência justa e um tratamento humano. A prisão de famílias vulneráveis ​​vai contra os valores de igualdade e dignidade para todos. Os Estados Unidos devem acabar com a prática de detenções familiares e centros de detenção como Berks devem ser imediatamente fechados”.

A Anistia Internacional EUA lançou uma campanha em junho para acabar com a detenção de crianças e suas famílias no Centro Residencial Berks County. Atualmente, há dezenas de crianças e pais em Berks, um dos três centros de detenção familiar no país, que são, inclusive, semelhantes às prisões nos Estados Unidos.

Muitas das famílias de Berks vêm de uma região conhecida como Triângulo do Norte da América Central, que inclui El Salvador, Guatemala e Honduras. O Triângulo do Norte é uma área amplamente reconhecida por níveis extremos de violência e insegurança, que a Anistia Internacional documentou amplamente.

Na semana passada, apenas alguns dias depois de Diego, de 3 anos, e sua mãe terem sido liberados de Berks por um juiz de imigração, as autoridades de imigração apelaram para colocá-los de volta atrás das grades. Eles passaram anteriormente mais de 600 dias de detenção.

….

*Os nomes são fictícios para preservar a identidade das famílias e não colocá-las em risco.

….

Saiba mais: 

Parem as detenções de pessoas refugiadas!

A crise de pessoas refugiadas nos EUA e no México em números

EUA-México: as sanções de fronteira de Trump empurram pessoas refugiadas para o limbo