Quase três quartos dos jovens em todo o mundo acolheriam pessoas refugiadas em seus países.

Uma nova pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) sobre as atitudes dos jovens em relação às pessoas refugiadas expõe o quanto os governos estão em descompasso com os interesses de seus cidadãos, disse hoje a Anistia Internacional.

De acordo com o Estudo Anual Global de Formadores de Opinião [Global Shapers Annual Survey], a grande maioria (72,6%) das pessoas com faixa etária entre 18 e 35 anos acolheria pessoas refugiadas em seus países. Mais de um quarto (27,3%) dizem que até as levariam para suas próprias casas.

“Pessoas que fogem da violência e da perseguição em todo o mundo têm repetidas vezes se deparado com portas fechadas pelos governos ricos que alegam não poder ajudá-los. A pesquisa do Fórum Econômico Mundial mostra que os jovens não aceitam isso e não apoiam as atitudes impiedosas de seus líderes”, disse Salil Shetty, Secretário-Geral da Anistia Internacional.

“Quase dois anos depois da trágica foto do pequeno Alan Kurdi ter chocado o mundo, muitos governos continuam sem cumprir seus próprios compromissos de reassentamento, e o ano de 2017 parece ser o mais tenebroso para migrantes e refugiados que cruzam o Mediterrâneo. Mas não precisa ser assim – muitas vezes leis e políticas são os principais obstáculos para as respostas sensíveis das pessoas comuns”.

No ano passado, a Anistia Internacional publicou sua própria pesquisa como parte da campanha Eu Acolho, que descobriu que quatro em cada cinco pessoas acolheriam pessoas refugiadas em seus países. Os resultados da pesquisa do WEF mostram que pouca coisa mudou.

Quando perguntado sobre o que os governos deveriam fazer com relação às pessoas refugiadas, mais da metade dos entrevistados (55%) dizem acreditar que os governos devem “tentar incluir pessoas refugiadas na força de trabalho nacional”. Apenas 3,5% acham que os governos devem “expulsar / deportar” os refugiados.

Significativamente, nos Estados Unidos, 85% dos jovens dizem que receberiam refugiados em seu país, um aumento de mais de 10% da pesquisa do ano passado.

“Isso demonstra a mentira que é a afirmação de Donald Trump de que sua detestável retórica contra as pessoas refugiadas seja a opinião da população dos EUA. É encorajador ver quantos jovens resistem à fala nociva do presidente Trump – e mostra quão fundamental é que suas vozes sejam ouvidas “, disse Salil Shetty.

A campanha Eu Acolho da Anistia Internacional continua a mobilizar a opinião pública para pedir aos países que façam mais para receber pessoas refugiadas. Como parte da campanha, a Anistia Internacional e a Sofar Sounds realizarão concertos em mais de 200 cidades ao redor do mundo, no dia 20 de setembro, em prol dos direitos das pessoas refugiadas. Chamado ‘Give a Home’ [Dê um lar em tradução livre], os shows terão a participação de grandes artistas como Ed Sheeran juntando-se a músicos refugiados para realizar shows secretos nas casas de pessoas comuns.

A data marca o aniversário de um ano da Cúpula dos Líderes de Refugiados realizada em 20 de setembro de 2016, em Nova York, onde líderes mundiais fizeram promessas que ficaram muito abaixo do que era preciso fazer para enfrentar a crise global de refugiados.