Recorde de calor no Canadá, nevasca no Brasil, incêndios florestais na Califórnia, Sibéria e Turquia, enchentes na Alemanha, Índia e China, tudo isso em um mês. Como consequência dos fenômenos extremos, milhares de pessoas desabrigadas, povoados devastados, comunidades inteiras submetidas a migração forçada, povos indígenas e tradicionais ameaçados e alvos de todo tipo de violência. A emergência climática é uma crise de direitos humanos de proporções sem precedentes! 

Empresas, corporações e governos que não estão fazendo tudo o que podem para proteger o clima estão deliberadamente violando os nossos direitos. Os países mais ricos do mundo, que deveriam agir mais rapidamente frente às mudanças climáticas não estão cumprindo as metas de redução das emissões de gases de efeito estufa, e com isso, estão condenando milhões à fome, à seca e ao deslocamento forçado. Por isso, o novo relatório da Anistia Internacional, chamado “Parem de queimar nossos direitos – O que os governos e as empresas devem fazer para proteger a humanidade diante da crise do clima” elenca medidas URGENTES que governos e empresas devem adotar. 

No nível atual de 1,1°C de aquecimento global, já estamos testemunhando impactos devastadores. Mas  a situação ainda pode piorar, e muito. A Organização Mundial da Saúde prevê que a mudança climática deverá causar 250 mil mortes a mais por ano entre 2030 e 2050 devido à malária, à desnutrição e ao estresse térmico. O Programa Mundial de Alimentação calcula que a mudança climática possa aumentar em 20% a fome e a desnutrição no mundo até 2050 e que um aumento de 2°C na temperatura global pode fazer com que 1 bilhão de pessoas sejam afetadas por uma grave crise hídrica.  Os cientistas confirmaram ser crucial manter o aquecimento global dentro do limite de 1,5°C. Essa meta ainda pode ser atingida! Porém, o tempo está se esgotando.  

Precisamos agir para que os estragos causados sejam reduzidos.

Precisamos agir para que os estragos causados sejam reduzidos. Por isso, além das medidas recomendados aos governos e empresas para mitigação dos impactos da crise climática, no relatório você também encontra as ferramentas necessárias para que você, através da informação e em articulação global com outros defensores do clima, também seja protagonista nessa luta, exigindo que os governos e empresas parem agora de queimar os nossos direitos!

 Preencha o formulário ao lado, baixe nosso relatório e saiba quais caminhos estamos indicando para reduzir os impactos das mudanças climáticas e proteger os direitos desta e das futuras gerações.  

Recomendação: ao baixar o material, certifique-se de salvar o PDF no seu aparelho. Cada inscrição no formulário permite o acesso ao documento apenas uma vez. 

 

 

Mais Publicaçõess