A  Corte ordenou que o governo Trump reunisse mais de 2.500 crianças forçadas a se separarem de seus pais. Segundo informações, espera-se que mais de 900 pessoas continuem separadas do restante da família porque a administração os considerou “ilegais” ou “ainda não reconhecidos legais” para a reunificação.

.

Ashley Houghton, gerente de campanhas táticas da Anistia Internacional dos EUA, divulgou esta declaração:

“O governo Trump criou uma situação para que centenas de famílias permaneçam separadas e na qual muitas ainda estão sendo mantidas em centros de detenção. Este é um ato desumano para punir as famílias que buscam proteção contra a violência e a perseguição em seus países de origem.

“O presidente Trump está efetivamente manipulando o sistema para que crianças que já passaram por uma jornada perigosa para os Estados Unidos apenas sejam arrancadas dos braços de seus pais e responsáveis. Essas famílias nunca poderiam ter sido separadas.

“Ao retirar as crianças dos pais e responsáveis, o governo Trump violou descaradamente os direitos humanos dessas famílias. Agora, o governo quer que o público escolha entre diferentes violações: em vez de separar famílias à força, aprisionar famílias inteiras.

“Não há motivo para que as famílias não sejam liberadas para responsáveis localizados na comunidade como alternativas à detenção enquanto seus requerimentos são processados. Buscar asilo não é crime e as famílias que buscam asilo não devem ser tratadas como criminosas.”

.

A Anistia Internacional pede ao governo dos EUA que reúna as famílias separadas, ponha fim à separação forçada de crianças de seus pais ou responsáveis e à detenção de famílias em busca de asilo e que liberte imediatamente as famílias detidas. A organização também pede o retorno de alternativas para a detenção, como o Family Case Management Program [Programa de Gerenciamento de Casos Familiares].

.

Saiba mais

Política dos EUA de separar as crianças dos pais é tortura

Entre em ação!

Exija que os EUA e o presidente Trump parem de separar as famílias!