*Atualizado em 21/12/2016

Refugiados na região

Há mais de 4,8 milhões de refugiados da Síria em apenas cinco países: Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e Egito:

  • A Turquia acolhe 2,7 milhões de refugiados sírios, mais do que qualquer outro país no mundo.
  • O Líbano acolhe cerca de 1 milhão de refugiados da Síria, o que corresponde a aproximadamente uma em cada cinco pessoas da população do país.
  • A Jordânia acolhe aproximadamente 655,675 refugiados da Síria, o que é aproximadamente 10% da população.
  • Iraque, onde existem 3,1 milhões de deslocados internos, acolhe 245,022 refugiados da Síria.
  • O Egito acolhe 115,204 refugiados da Síria.

……………
Até novembro de 2016, o apelo humanitário da ONU para os refugiados sírios realizado no ano só atingiu apenas 56% da meta de financiamento.

93% dos refugiados sírios nas zonas urbanas da Jordânia vivem abaixo da linha da pobreza, como 70% dos refugiados sírios no Líbano, 65% do Egito e 37% no Iraque.

………

O conflito na Síria

Segundo a ONU, aproximadamente 13,5 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária urgente na Síria. A previsão é de que o número de pessoas desalojadas chegue a 8,7 milhões até o fim de 2016.

Os 5 países que fazem divisa com a Síria (Iraque, Israel, Jordânia, Líbano e Turquia) fecharam suas fronteiras para os que fogem do conflito. Atualmente, mais de 75.000 sírios estão barrados em condições calamitosas na fronteira entre a Síria e a Jordânia. O conflito na Síria, incluindo os recentes ataques em Aleppo, provavelmente aumentarão o número de pessoas tentando sair do país.

Entre janeiro e setembro de 2016, a Síria foi a nação com o maior número de pessoas cruzando o Mediterrâneo para chegar à Europa (26,2%).

………..

Reassentamento internacional

Ao todo,  224.694 reassentamentos e outros tipos de pedido de admissão foram realizados no mundo todo desde o começo da crise na Síria, o que significa 4.7% de toda a população de refugiados sírios no Líbano, Jordânia, Iraque, Egito e Turquia.

Pelo menos 480.000 pessoas nos cinco principais países de acolhimento – ou 10% – precisam de reassentamento de acordo com a Agência da ONU para Refugiadas  – ACNUR.

…………

Dados-chave:

  • Países do Golfo incluindo Qatar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait e Bahrain – não ofereceram nenhum espaço de reassentamento para refugiados sírios.
  • Outros países de alta renda, tais como Rússia, Singapura e Coréia do Sul, não ofereceram nenhum espaço de reassentamento.
  • A Alemanha prometeu 43.431 vagas para refugiados sírios através do seu programa de admissão humanitária e patrocínio individual, aproximadamente 46% do total da União Europeia.
  • Excluindo a Alemanha, os outros 27 países da EU prometeram cerca de 21.205 vagas de reassentamento e outras mecanismos de admissão, ou cerca de 1% da população de refugiados sírios nos principais países de acolhimento.
  • Alemanha e Suécia receberam 64% das aplicações para asilo de refugiados sírios entre abril de 2011 e outubro de 2006.

……………

Fontes: Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCAA), Organização Internacional para as Migrações (OIM)

Atue agora!

Exija a retirada segura das pessoas de Aleppo, na Síria