A escalada sem paralelo do conflito entre Israel e o Hamas e outros grupos armados teve um impacto devastador sobre as vidas de civis. A quantidade de vítimas  não tem precedentes. Inúmeras vidas foram destruídas e perdidas.

A cada dia que passa  a catástrofe humanitária em Gaza se aprofunda. Assine a nossa petição por um cessar-fogo imediato de todas as partes para acabar com o derramamento de sangue e garantir o acesso da ajuda humanitária em Gaza.

Qual é a questão?

As mortes de civis em Gaza continuam a aumentar em ritmo acelerado em meio aos bombardeios israelenses, em resposta aos horríveis ataques em Israel perpetrados pelo Hamas e outros grupos armados, os quais provocaram a  morte de 1.400 pessoas e o rapto de cerca de 200 civis. No fim de outubro, mais de 6.500 pessoas, a maioria civis, foram mortas em Gaza, inclusive por meio de ataques indiscriminados (que ferem o Direito Humanitário Internacional). Mais de um terço das vítimas em Gaza são crianças. Outras milhões de pessoas enfrentam deslocamentos, desapropriação e sofrimento.

Pelo menos 200 reféns israelenses, em poder do Hamas e outros grupos armados, seguem em perigo, e os contínuos disparos indiscriminados de foguetes contra Israel continuam colocando civis em risco.

O cerco de Israel a Gaza impede a entrada de bens, incluindo água, alimentos e combustível, deixando mais de 2 milhões de pessoas completamente desamparadas e sem recursos fundamentais para a sobrevivência. A catástrofe humanitária soma-se ao bloqueio ilegal de 16 anos de Israel à Faixa de Gaza e só deve piorar, caso os combates não cessem imediatamente. Graves violações do Direito Humanitário Internacional, que incluem crimes de guerra, por todas as partes, têm sido observadas desde o início das hostilidades.

Perante esta devastação e sofrimento desenfreados, a humanidade deve prevalecer.

Um cessar-fogo poria fim aos ataques ilegais de todas as partes, interromperia a escalada nas mortes e permitiria às agências humanitárias levar ajuda vital, água e material médico para Gaza. A medida também permitiria que os hospitais recebam insumos de que necessitam desesperadamente.

Um cessar-fogo seria ainda uma oportunidade para negociar a libertação de reféns detidos em Gaza e para a realização de investigações internacionais independentes sobre os crimes de guerra cometidos por todas as partes, a fim de acabar com a impunidade e evitar novas atrocidades. Enfrentar as causas profundas deste conflito, por meio do desmantelamento do sistema de apartheid de Israel imposto aos palestinianos, é agora mais urgente do que nunca.

O que você pode fazer para ajudar?

Assine a nossa petição e inste os líderes mundiais a decidirem por um cessar-fogo imediato que ponha fim à catástrofe humanitária em curso em Gaza.

Assinaturas Atuais