Ação encerrada.

Agradecemos a todas as pessoas que participaram.

610 Ações

 

Há 30 anos, entre 7.000 e 10.000 pessoas morreram num período de três dias devido a um vazamento de gases tóxicos de uma fábrica de pesticidas em Bhopal, região central da Índia. Muitos sobreviventes, sobretudo mulheres, ainda sofrem com os graves problemas de saúde provocados pela exposição aos gases tóxicos. Como se isso não bastasse, a contaminação causada pelos produtos químicos deixados na fábrica abandonada continua ameaçando seriamente a saúde da comunidade local.

As ativistas Rampyari Bai e Safreen Khan conhecem bem as terríveis consequências do desastre. A nora de Rampyari estava grávida de sete meses na noite do acidente. Assim que o vazamento atingiu sua comunidade, ela entrou em trabalho de parto; porém, tragicamente, tanto ela quanto o bebê morreram em seguida no hospital. A própria Rampyari teve que lutar contra um câncer.

O pai de Safreen passou a ter sérios problemas cardíacos e sua mãe tem distúrbios de visão. Safreen nos contou que muitas crianças de sua comunidade nascem com deficiências e malformações. Os moradores locais acreditam que esses problemas de saúde generalizados se agravaram ainda mais porque a água que as pessoas estão bebendo desde a época do acidente também está contaminada.

Passados 30 anos, Rampyari, Safreen e a população de Bhopal ainda estão em busca de justiça. Os sobreviventes do vazamento de gás não receberam indenizações adequadas para compensar a total dimensão dos danos que sofreram. Muitos acabaram em uma situação de pobreza ainda pior. O local poluído da fábrica ainda não foi descontaminado e as empresas envolvidas não foram responsabilizadas.

Exija justiça para as vítimas do acidente da fábrica de Bhopal. Peça que o governo da Índia descontamine com urgência o local do acidente e garanta que as empresas responsáveis prestem contas de seus atos.

 

Acenda uma vela para a população de Bhopal

Para marcar os 30 anos do desastre em 3 de dezembro de 2014, a comunidade de Bhopal vai realizar uma procissão com velas acesas. Nós adoraríamos que você se juntasse a essa marcha pela justiça! Tire uma foto de si mesmo com uma luz (por exemplo, uma vela ou lanterna), e tweet para Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia @narendramodi , junto ao seu pedido de ação urgente.

Quem assinou