A Anistia Internacional, em parceria com o estúdio de design Radiográfico, lança esta semana o vídeo Conectados, com locução do ator Marcos Palmeira. O filme usa peças de dominó animadas em stop motion para mostrar que a força da mobilização pode gerar grandes mudanças na promoção e proteção dos direitos humanos. E que a ameaça aos direitos de uma pessoa representa uma ameaça aos direitos de todas.

“Escolhemos usar os dominós porque reproduzem bem a ideia de que estamos conectados e, por isso, somos mais fortes quando lutamos por direitos humanos juntos. O vídeo também representa o movimento que a Anistia Internacional reúne no mundo inteiro, com milhões de pessoas engajadas na garantia desses direitos”, afirma Thais Herdy, assessora de comunicação da Anistia Internacional Brasil.

A produção do vídeo ficou por conta do estúdio de design carioca Radiográfico que escolheu o dominó para passar a ideia de conexão e reação em cadeia.  “A ideia do filme é mostrar que estamos conectados e, por isso, caso o direito humano de uma pessoa seja violado, isso pode ameaçar o direito de todos. Partindo desse conceito decidimos explorar o chamado ‘efeito dominó”, explica Pedro Garavaglia, do Radiográfico.

Para a criação do filme de 45 segundos os criativos do estúdio literalmente “colocaram a mão na massa”. As peças de dominó usadas na gravação eram reais e foram feitas manualmente: recorte a laser da madeira e pintura com colour jet para cada uma das 7 mil peças. Para acertar todos os movimentos foi necessário repetir quatro vezes cada cena, o que exigiu cerca de três semanas de trabalho ininterrupto. Para se ter uma ideia, só para fazer a cena final, com a assinatura “Anistia Internacional”, foram usadas 4.700 peças em dois dias inteiros de gravação.

O filme será divulgado nos canais institucionais da Anistia Internacional e também em uma campanha digital no Youtube, com expectativa de 100 mil visualizações entre a audiência do canal. A proposta do vídeo é apresentar o trabalho da Anistia Internacional e atrair novos ativistas, voluntários e doadores para a organização.

Sobre a Anistia Internacional

Fundada há 52 anos, a Anistia Internacional é uma organização de direitos humanos com mais de 3 milhões de membros, presente em 150 países. Em 2011, ela abriu seu escritório brasileiro na cidade do Rio de Janeiro, para ampliar e reforçar o trabalho de defesa dos direitos humanos no país, que teve início ainda durante o regime militar, nos anos 1960.

O ator Marcos Palmeiras, parceiro da Anistia, participou de forma voluntária. Há várias formas de contribuir e fazer parte desse movimento global pelos direitos humanos. Saiba como participar de nossas ações de ativismo, seja um Defensor da Liberdade.