A decisão do mais alto tribunal de Taiwan significa que a ilha está perto de se tornar o primeiro lugar na Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, afirmou a Anistia Internacional.

Na quarta-feira, os juízes do Tribunal Constitucional de Taiwan decidiram que a lei atual do casamento do país é inconstitucional, uma vez que discrimina os casais do mesmo sexo. Os juízes deram aos legisladores dois anos para emendar ou decretar leis relevantes.

“Os juízes têm hoje dito sim à igualdade de casamento. Este é um enorme passo para os direitos LGBTI em Taiwan e irá ressoar em toda a Ásia”, disse Lisa Tassi, Diretora de Campanhas para a Ásia Oriental da Anistia Internacional.

“Os legisladores devem agir rapidamente para garantir que Taiwan se torne a primeira na Ásia a fazer a verdadeira igualdade de casamento”.

Um projeto de lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo está sendo considerado pela Assembléia Legislativa de Taiwan. A Anistia Internacional pede aos legisladores que legalizarem o casamento entre pessoas do mesmo sexo em Taiwan, na mesma base e com os mesmos direitos que o casamento entre casais de sexo diferente.

“Como a decisão de hoje deixa claro, quem quer que você ama, todo mundo tem direito aos mesmos direitos humanos e proteção igual sob a lei”, disse Lisa Tassi.

“Os ativistas da Anistia Internacional em todo o mundo continuarão a pressionar o governo de Taiwan a dizer sim à igualdade”.

**Em abril deste ano, ativistas da Anistia Internacional de mais de 40 países enviaram mensagens de apoio pressionando Taiwan a “dizer sim” à igualdade de casamento.

….

Saiba mais:

Não é o casamento, mas a igualdade o que desejamos