A história da comunidade de Bodo

Há muitos séculos, os habitantes da região de Bodo, no Delta do Níger, sobrevivem da pesca e da agricultura. Porém, esse modo de vida tranquilo foi subitamente abalado no dia 28 de agosto de 2008, quando o vazamento em um duto da Shell despejou milhares de barris de petróleo dentro do riacho que cruza a região. Não tardou para que a poluição do petróleo atingisse as terras e água em torno de Bodo. O vazamento prosseguiu até 7 de novembro.

Em dezembro de 2008, teve início um segundo vazamento que se prolongou por 10 semanas. Ambos os vazamentos foram causados por falhas nos equipamentos. O petróleo destruiu as fontes de subsistência e devastou o meio ambiente. Os peixes do riacho morreram ou fugiram da poluição. Não houve qualquer limpeza adequada do local; a terra e a água continuam poluídas e improdutivas. O prejuízo causado à pesca e à agricultura provocou a falta de alimentos e o aumento de preços na região de Bodo. Um terceiro vazamento, ocorrido em junho de 2012, acentuou o temor de que os dutos da Shell estejam velhos e propensos a vazar.

Por causa dos vazamentos, muitos habitantes de Bodo tiveram sua situação de pobreza ainda mais agravada. Ao mesmo tempo, a contaminação do solo, da água e do ar põe em risco a saúde da população.