Anualmente, a Anistia Internacional realiza a Escreva por Direitos, uma campanha global que promove mudanças na vida de pessoas e comunidades de diferentes partes do mundo onde ocorrem abusos de direitos humanos. É a maior campanha de direitos humanos no mundo! A organização seleciona casos de pessoas e comunidades vítimas de violações de direitos humanos ou em risco iminente de sofrer violações ao redor do mundo, e convida apoiadores, apoiadoras e ativistas a entrarem em ação por esses casos através de chamados de ação e solidariedade global nos quais pessoas planejam e realizam atividades diversas, mobilizando suas comunidades, suas famílias, seus amigos e amigas, a escreverem e assinarem cartas, manifestando solidariedade e pressionando as autoridades por justiça.

.

Em 2018, a Escreva por Direitos é inteiramente dedicada a mulheres defensoras de direitos humanos. Vamos trabalhar dez casos, do Brasil ao Quirguistão, e um dos nossos objetivos, além de fazer pressão, denunciar esses abusos e promover mudanças, é também celebrar o papel das mulheres que levantam suas vozes contra as injustiças e lideram processos de transformação.

.

A campanha Escreva por Direitos incentiva a organização de atividades em escolas como parte do processo de formação e conhecimento das pessoas sobre seus próprios direitos, tornando-as informadas sobre a importância da solidariedade e da mobilização na promoção de direitos humanos e nesta edição, a Anistia Internacional vai disponibilizar digitalmente um Guia de Atividades para Educação em Direitos Humanos abordando seis dos 10 casos escolhidos, entre eles o de Marielle Franco.

.

O documento foi elaborado especialmente para uso de profissionais da educação, assistentes sociais e agentes comunitários e pode ser solicitado ao registrar um evento na plataforma da campanha ou através deste formulário.