Respondendo à informação de que Taner Kiliç, presidente do Conselho da Anistia Internacional na Turquia, foi detido ontem (06/06) pela polícia, junto com outros 22 advogados em Izmir por suspeita de ter ligações com o movimento Fethullah Gülen, Salil Shetty, Secretário-Geral da Anistia Internacional, declarou:

“Taner Kiliç tem um longo e notável histórico de defender exatamente o tipo de liberdade que as autoridades turcas estão querem atropelar.  Na ausência de provas legalmente admissíveis e credíveis do envolvimento em crimes reconhecidos internacionalmente, pedimos às autoridades turcas que libertem imediatamente Taner Kiliç junto com os outros 22 advogados e retirem todas as acusações contra eles”.

 ….

Histórico

Taner Kiliç atuou no conselho da Anistia Internacional na Turquia por vários períodos desde 2002, estando à frente da organização desde 2014. Durante duas décadas de trabalho para organizações de direitos humanos na Turquia, ele demonstrou consistentemente um compromisso inabalável com os direitos humanos.

Taner Kiliç foi detido em sua casa em Izmir às 6h30, na manhã de ontem, antes de ser levado para o escritório. Houve buscas em ambos os locais. Ele está atualmente sob custódia policial no distrito de Yeşilyurt, em Izmir.

A detenção de Taner Kiliç não parece estar conectada a nenhum dos trabalhos da Anistia Internacional, nem se destinar especificamente à organização. A ordem de detenção refere-se a uma investigação sobre membros suspeitos da “Organização Terrorista Fethullah Gülen”. Atualmente não está claro por que Taner Kiliç é suspeito de ter estas conexões.

….

Entre em ação!

AÇÃO URGENTE: retire as acusações contra o presidente do Conselho da Anistia Internacional Turquia e liberte-o imediatamente!