Atila Roque, Diretor Executivo da Anistia Internacional, deixará seu cargo na organização em dezembro de 2016 para assumir a posição de Diretor da Fundação Ford no Brasil a partir de 2017.

Responsável por liderar o escritório brasileiro da Anistia Internacional desde sua fundação em 2011, Atila Roque estabeleceu o novo escritório no país como parte de uma estratégia global da organização para ampliar sua presença em países do sul global, além de fortalecer o trabalho por direitos humanos em território nacional.

Sob sua liderança, a Anistia Internacional Brasil alcançou marcos importantes, incluindo uma maior visibilidade nacional e internacional da situação dos direitos humanos no país. A Anistia Internacional Brasil tornou-se forte aliada de movimentos sociais e de direitos humanos atuantes no país, somando esforços em suas lutas por justiça e igualdade. A organização tem contribuído, particularmente, para o trabalho na área de segurança pública e justiça criminal, a luta contra o racismo e outras formas de discriminação no país.

Sob a liderança de Atila, a Anistia Internacional Brasil estabeleceu sua presença em oito estados em todo o país , com dezenas de ativistas em 20 cidades.

Entre as principais conquistas de sua gestão estão a maior visibilidade do tema de homicídios de jovens negros na agenda pública nacional, o reconhecimento da organização como voz independente para questões de direitos humanos, a mobilização da comunidade global contra violações que ocorrem no Brasil e a construção de uma base de ativistas e doadores que contribui para ampliar a cultura de direitos no país.

À frente da Anistia Internacional, Atila foi responsável por campanhas emblemáticas como “Brasil, chega de bola fora” sobre a restrição ao direito à liberdade de expressão e protesto durante a Copa do Mundo 2014; “A violência não faz parte deste jogo” sobre as violações de direitos humanos no Rio de Janeiro nas Olimpíadas no âmbito da segurança pública; e “Jovem Negro Vivo” sobre o alto número de homicídios que afeta principalmente moradores de favelas e periferias.

A Anistia Internacional deseja a Atila Roque muito sucesso em seus novos desafios. Seu comprometimento com os direitos humanos e a justiça representam um grande legado para o movimento.

A organização já deu início ao processo seletivo para contratação de um(a) novo(a) Diretor(a) Executivo(a), que terá como missão expandir a presença da Anistia Internacional no país e fortalecer o trabalho por direitos humanos e seu impacto em campo.

Os planos da organização para os próximos anos incluem estratégias de crescimento (captação de recursos no Brasil, engajamento cidadão e mobilização social) com o objetivo de alcançar a autossuficiência; e o desenvolvimento de plano de trabalho para o país que inclui áreas chaves como segurança pública e justiça criminal, defensores de direitos humanos e protagonismo global na promoção da agenda de direitos humanos nos espaços internacionais.

Para mais informações e participação no processo seletivo, acesse aqui o link!