A legendária cantora de folk Joan Baez e o artista reconhecido mundialmente Ai Weiwei foram agraciados na quinta-feira (21) com o prêmio Embaixador da Consciência 2015 da Anistia Internacional. A cerimônia aconteceu durante a noite,em Berlim,  e contou com apresentações de artistas de todo o mundo.

O prêmio Embaixador da Consciência da Anistia Internacional reconhece aqueles que demonstraram liderança excepcional na luta pelos direitos humanos, através de sua vida e de seu trabalho.

“Artistas apoiam a Anistia Internacional desde os primórdios da organização. Quem melhor para receber esse prêmio hoje do que Joan Baez e Ai Weiwei – duas pessoas brilhantes, que também sabem o que o que significa correr o risco de punições por suas convicções?”, disse Selmin Çalışkan, secretária-geral da Anistia Internacional Alemanha.

Falaram na cerimônia pessoas como a lenda do rock Patti Smith, que elogiou Joan Baez por seu comprometimento para com o ativismo, dizendo que ela nunca tinha assumido a obrigação de liderar, mas “liderava como deveria ser feito”.

Joan Baez descreveu o dia como uma “celebração extraordinária” e mandou uma mensagem especial às pessoas ao redor do mundo que talvez queiram contribuir na luta pelos direitos humanos: “Todo mundo tem apoiadores. Mesmo que seja apenas um… Você precisa encontrar pessoas que trabalhem com você em sua paixão, o que quer que ela seja. Não tolerem a injustiça.”“Nenhuma mudança séria acontece a não ser que as pessoas estejam dispostas a se arriscar”, acrescentou Joan Baez.

Chris Dercon, diretor do Tate Modern de Londres, recebeu o prêmio em nome de Ai Weiwei dizendo:

“As dificuldades de Ai Weiwei e as restrições de sua liberdade de locomoção são extremamente comuns para ativistas, dissidentes e até mesmo advogados na China. Pu Zhigiang, por exemplo, um advogado que defendeu Weiwei, corre o risco de pegar oito anos de prisão, segundo seus advogados, depois de ter sido condenado esta semana por incitar ódio racial, ‘criar discórdias e provocar confusão’.”

 “Ai Weiwei disse para mim que este prêmio é ‘para todos aqueles que sacrificam suas vidas por uma sociedade melhor, por liberdade de opinião e expressão. Estou recebendo o prêmio por eles. Há tantas pessoas em situações muito piores que as minhas’.”

Esculturas de vidro, elaboradas pelo proeminente designer tcheco Bořek Šípek, foram entregues aos homenageados no evento.

A cerimônia contou com performances musicais e teatrais da Alemanha e de todo o planeta, incluindo: o compositor e rapper alemão Clueso; a aclamada atriz Lisa Dwan; o vencedor do Oscar Glen Hansard; a cantora de soul e blues Jo Harman; a compositora e pianista consagrada Gabriela Montero; e o guitarrista de jazz americano Kurt Rosenwinkel.

Dentre os convidados estava Ensaf Haider, esposa do blogueiro saudita Raif Badawy. Em 2014, um tribunal penal condenou Raif Bafawi a mil chibatadas e dez anos de prisão. A Anistia Internacional e Ensaf Haider organizaram uma manifestação em frente à embaixada da Arábia Saudita, em Berlim, ao meio-dia de sexta-feira (22), pedindo pela soltura urgente de Raif Badawi.