Em resposta ao anúncio de que o presidente Donald Trump vai retirar os EUA do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas a diretora executiva da Anistia Internacional EUA, Margaret Huang, afirmou:

“Sem dúvida, a esperada decisão do presidente Trump de retirar os EUA do acordo climático global é um ataque a uma série de direitos humanos que colocam a vida e o bem-estar de milhões de pessoas em todo o mundo em grave perigo. Ao se recusar a se juntar a outras nações para tomar as medidas necessárias à redução drástica das emissões de gases de efeito estufa e mitigar as mudanças climáticas, o presidente está efetivamente dizendo: “Deixe-os se afogar, queimar e morrer de fome”.

“As mudanças climáticas são ameaças das mais pervasivas para as sociedades humanas que o mundo já experimentou. É também uma das que podem se tornar fora de controle de maneira rápida e irreversível. À medida que as geleiras derretem, lagos e rios secam, florestas queimam, plantações se perdem e as ondas de calor aumentam, o impacto sobre os direitos humanos será devastador. A desigualdade social, a fome e a crise de pessoas refugiadas podem ser tornar ainda mais agudas. Centenas de milhões de pessoas teriam negados seu direito à vida, à saúde, alimentação, água e habitação. Aqueles em situações vulneráveis ​​em todos os continentes do mundo, especialmente crianças, estarão entre os mais atingidos “.

“Exortamos o presidente Trump a não colocar o mundo em um curso mortal de colisão com desastre, guerra e insegurança. Todos os estados devem se afastar dos combustíveis fósseis ou arriscar-se a provocar uma catástrofe de direitos humanos de proporções épicas e irreversíveis “.