Na quarta-feira (03/08), segundo informações levantadas pela Anistia Internacional e vídeos de moradores que circulam nas redes sociais, a polícia reprimiu com uso desnecessário e excessivo da força a manifestação que acontecia durante o revezamento da Tocha na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense. As imagens mostram bombas de gás, spray de pimenta e balas de borracha sendo usadas contra manifestantes que pediam mais saúde e educação. Ainda não há notícias sobre pessoas detidas.

No dia anterior, terça (02/08), na passagem do revezamento da Tocha Olímpica pela cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, a Polícia Militar do Rio de Janeiro já tinha feito uso fez uso excessivo da força contra manifestantes.

A Anistia Internacional volta exigir que o Estado brasileiro e os organizadores dos Jogos garantam o direito à liberdade de expressão e manifestação pacífica, direitos humanos internacionalmente reconhecidos e garantidos pela Constituição Brasileira mesmo no contexto de grandes eventos esportivo como a Olimpíada.

A Anistia Internacional acompanha este tema desde os protestos de 2013. Em 2014, lançou o relatório “Eles usam uma estratégia de medo” evidenciando que as forças de segurança pública com frequência violam o direito à manifestação pacífica e fazem uso excessivo e desnecessário da força e das chamadas armas “menos letais”.

Com atos agendados para os próximos dias no Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras, é importante que a sociedade se mobilize para monitorar a resposta do Estado e preservar o direito à livre manifestação.

Saiba mais

A violência não faz parte desse jogo! Compartilhe e assine a petição.