“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É preciso ser antirracista”
Você já deve ter se deparado com essa afirmação acima, não é? A autoria é de Angela Davis, filósofa, ativista na luta por direitos civis pela comunidade negra nos Estados Unidos. Até hoje ela convoca pessoas ao redor do mundo a se juntarem por uma sociedade mais justa e sem preconceitos.
E foi a partir dessa premissa também que a Anistia Internacional Brasil criou a campanha “Toda Friday é Black” (Toda Sexta é preta) – um movimento aberto a todas e todos dispostos a combater as desigualdades impostas pelo racismo estrutural. Lançada em novembro de 2020, a iniciativa pegava carona no conceito da #blackfriday para construir uma agenda semanal, onde todas as sextas-feiras durante um ano foram dedicadas a ampliar a consciência e mobilizar contra o racismo.
Ao longo de mais de 52 semanas, propomos e discutimos ações antirracistas a partir das esferas da educação, saúde, consumo, meio ambiente, arte, cultura, entre outros. E por meio da colaboração de muitas outras vozes, buscamos amplificar a luta contra as violações de direitos da população negra.
Agora, todos esses conteúdos estão reunidos no E-book “COMO CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE ANTIRRACISTA: Um guia pra quem acredita na garantia de TODOS os Direitos Humanos” – um convite para pessoas comuns, educadores, pais, ativistas a se engajarem na luta contra o racismo.
Queremos te inspirar a adotar práticas antirracistas no seu dia a dia e, com isso, contribuir para a construção de um país onde todo mundo tenha direitos iguais. Vamos nessa?
Baixe agora preenchendo ao formulário ao lado e clicando em “download”