Terceira parada, Suíça: diário de viagem #JovemNegroVivoPeloMundo

Bruno F. Duarte
Assistente de Novas Mídias

VER TODOS OS POSTS    

Tags: , , , ,

Vitória da mobilização

Terezinha e Ana Paula fizeram uma passagem rápida e emocionante pela cidade de Zurique, na Suíça. Durante nossa estadia no país, recebemos a notícia de que o Ministério Público do estado do Rio de Janeiro vai denunciar por homicídio um policial militar envolvido no assassinato do filho de Terezinha, Eduardo de Jesus, de apenas 10 anos.

Acordamos Terezinha na quinta-feira (19) com a notícia desta grande vitória de sua mobilização por justiça. Pela internet, Terezinha comentou a decisão do MP com jornalistas no Brasil.

Seção suíça da Anistia Internacional vai priorizar Brasil em 2016

Na manhã de quarta-feira (18), Fabiana Kuriki e Carmem Santana, coordenadoras voluntárias de ativismo para o Brasil na Anistia Internacional Suíça nos receberam junto a Liza Salza, coordenadora de campanhas da organização no país. Compartilhamos nossos planos para o próximo ano e ficamos felizes em saber que em 2016 o Brasil será um país prioritário para a seção suíça da Anistia. Muitas ações conjuntas estão previstas no calendário no ano das Olimpíadas.

À noite, ativistas da Anistia Internacional organizaram uma mesa sobre a campanha Jovem Negro Vivo durante a 4ª Semana Afro-brasileira no Teatro Dynamo. Renata Neder, assessora de direitos humanos da Anistia, apresentou o relatório “Você matou meu filho!” e Terezinha e Ana Paula compartilharam as histórias do assassinato de seus filhos pelas mãos da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Os relatos causaram comoção no público presente que ouviu a tudo atentamente e se comprometeu a se engajar nas próximas ações da campanha.

No dia seguinte, logo pela manhã, Ana Paula e Terezinha foram entrevistadas por Nadia Boehlen para revista da Anistia Internacional Suíça. A publicação é distribuída para todos os membros da seção.

Reencontros

Grande foi a surpresa quando chegamos à casa de Márcio Jerônimo e Eva Danzl, casal que nos ofereceu hospedagem solidária aqui. Márcio é mineiro, vive há 10 anos em Zurique, mas morou durante muitos anos na favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro, em uma rua bem próxima a casa onde Ana Paula nasceu e se criou na comunidade. Márcio é um dos fundadores do Fórum Social de Manguinhos, grupo que acolheu Ana Paula após o assassinato de seu filho Jhonatha, 19 anos, pela polícia. Ele é um dos diretores do documentário Entre muros e favelas (2005) e apresenta um programa de rádio sobre o Brasil em Zurique.

Rio 2016: debatendo megaeventos esportivos e direitos humanos

Nos dias 19 e 20, Renata esteve na cidade de Montreux para um encontro internacional sobre megaeventos esportivos e direitos humanos organizado por IHRB – Instituto sobre Direitos Humanos e Empresas e Wilton Park. No encontro estavam presentes representantes das organizações esportivas, organizações da sociedade civil, patrocinadores dos jogos, sindicatos e representantes de governos.

Renata apresentou os casos de remoções forçadas no Rio de Janeiro documentados pela Anistia Internacional e as preocupações da organização em relação às operações policiais e a política de segurança pública para a realização dos jogos olímpicos.

Os valores olímpicos de amizade, respeito e excelência são compatíveis com as violações cometidas pela polícia na cidade do Rio de Janeiro? Assista aqui ao vídeo da Anistia Internacional e participe da campanha.

Próxima parada: Espanha

Ana Paula e Terezinha seguem agora para a Espanha, onde participam de encontros com autoridades, ativistas e jornalistas em Barcelona, Saragoça e Madri.

Não perca a cobertura da #JovemNegroVivoPeloMundo nos perfis oficiais da Anistia Internacional noFacebookTwitter Instagram. Não deixe de apoiar Terezinha, Ana Paula e de todas as mães que lutam por justiça para seus filhos assinando e compartilhando a petição agora.

Saiba mais

Primeira parada, Holanda:  Ana Paula e Terezinha se reunem com representantes do Ministério das Relações Exteriores holandês

Segunda parada, Inglaterra: Embaixador do Brasil em Londres recebe Ana Paula e Terezinha

Ana Paula e Terezinha: “Meu fillho não é só mais um”

Bruno F. Duarte
Assistente de Novas Mídias

VER TODOS OS POSTS    
Imprimir

Mais Posts

9 de maio de 2019 Anistia Internacional Tags: ,

Game of Thrones: Cinco situações em que a realidade supera a ficção

Vida real ou ficção? Veja cinco situações onde a realidade é pior que a ficção de Game Of Thrones

9 de maio de 2019 Erika Guevara Rosas Tags: , ,

O riscos que as mulheres assumem para defender o meio ambiente e os direitos dos povos indígenas

Líderes sul-americanos devem proteger e reconhecer a importância do trabalho que essas mulheres realizam

24 de abril de 2019 Anistia Internacional Tags: , , , ,

Descubra quem são os piores violadores de direitos humanos no Universo Marvel

Thanos, Odin ou os Kree? Analisamos os históricos de violações dos piores vilões da série a partir de conceitos reais de justiça internacional.
Ver todos os posts
Resultados

Conheça alguns dos casos de sucesso que foram trabalhados pela Anistia Internacional.

Saiba mais