Ação encerrada.

4970 Ações

Um grande fã de críquete, Shahnewaz Chowdhury joga desde a infância. Ele também tem paixão pela escrita e a usa para falar sobre as lutas enfrentadas pelas pessoas em sua região de Banshkhali, uma área costeira de baixa altitude no sudeste de Bangladesh, vulnerável ao impacto das mudanças climáticas, tal como alagamentos e o aumento do nível do mar.

A construção de uma nova usina de carvão na vila de Shahnewaz deveria ser um ponto de virada para o desenvolvimento da região. Mas Shahnewaz estava com medo da destruição ambiental que isso traria. 

Em 26 de maio de 2021, a área foi varrida por uma tempestade. Chuvas fortes e ventos fortes atingiram a vila. As casas foram destruídas. Preocupado com o impacto de empreendimentos prejudiciais ao meio ambiente, como a nova usina, que ele acredita ter contribuído para o aumento das marés, Shahnewaz foi ao Facebook para expressar suas preocupações. Encorajando os jovens a se manifestarem, Shahnewaz escreveu: “a juventude de Banshkhali deve resistir à injustiça e apoiar o desenvolvimento por meio de uma escrita destemida”. 

No dia seguinte, a usina abriu um processo contra Shahnewaz, acusando-o de postar informações falsas. Em 28 de maio de 2021, ele foi preso pela polícia por causa de sua postagem no Facebook sob a opressiva Lei de Segurança Digital de Bangladesh. Ele foi detido em condições desumanas por 80 dias, sem julgamento. Shahnewaz foi liberto sob fiança em 16 de agosto de 2021, mas se for condenado em julgamento, poderá enfrentar muitos anos de prisão. 

Apoie Shahnewaz! Diga à Bangladesh para retirar as acusações contra ele hoje!

Quem assinou