1644 Ações
De acordo com a lei iraniana, a vida de uma mulher tem a metade do valor da vida de um homem. Como uma mulher iraniana, você:
– Não pode se tornar presidente.
– Tem pouquíssimos direitos dentro do seu casamento, assim como para se divorciar ou criar seus filhos.
– Pode ter seu casamento arranjado aos 13 anos com um homem de até 70 anos.
– Até pode dar um depoimento em um julgamento, mas o depoimento de um homem terá o dobro de valor que o seu.
E qualquer mulher que se oponha a essa discriminação gritante, corre o risco de ser assediada e presa.
Mas apesar do perigo, pessoas do país inteiro estão se juntando à mobilização pela igualdade chamada Campanha de Um Milhão de Assinaturas. Lançada em 2006, a iniciativa promove a defesa de direitos das mulheres com o objetivo de dar fim à discriminação legal no país. A Anistia Internacional Brasil está apoiando as mulheres do Irã — e ao assinar esta petição, você se junta a milhares de outras pessoas ao redor do mundo que também estão fazendo o mesmo.
Homens e mulheres já foram detidos por se posicionarem publicamente no site da campanha ou por coletarem assinaturas em praças públicas. Após alguns meses de encarceramento, estas pessoas foram liberadas sob fiança ou por meio de apelos legais, mas permanecem anos esperando o julgamento de seus casos. Esta técnica vem sendo utilizada repetidamente para reprimir defensores mais proeminentes da campanha. No momento, três ativistas da Campanha pela Igualdade no Irã ainda estão detidas: Ronak Safazadeh, Alieh Aghdam-Doust and Zeynab Beyezidi – e muitos outros terão o mesmo destino se o governo iraniano não for denunciado por suas práticas coercitivas.
Nos últimos anos, outras ações discriminatórias já haviam sido implementadas, como a emissão de advertências para 62 mil mulheres por não estarem usando véus apropriados e políticas que restringiram as oportunidades de estudo universitário para mulheres.
Mas as mulheres se recusam a ser silenciadas. Elas estão pedindo nosso apoio e nós não vamos decepcioná-las, pois acreditamos na igualdade entre homens e mulheres — independente de onde tenham nascido.
Ajude a pressionar as autoridades do país pedindo que libertem @s ativistas detid@s e deem fim à repressão de iniciativas de proteção e promoção dos direitos das mulheres frente à lei iraniana.
Ao apoiar esta campanha hoje, você está se posicionando a favor da igualdade – um direito humano fundamental.