337 Ações
Para os amigos, ‘John Jeanette’ é simplesmente Jeanette. Em público, porém, ela usa seu nome completo – para chamar atenção sobre a discriminação que ela e outras pessoas transgênero continuam a sofrer na Noruega.
Quando se assumiu como transgênero em 2010, era relativamente fácil para John Jeanette mudar seu nome legal.
Mas ela não podia mudar seu gênero legal. Disseram-lhe que ela precisaria se submeter a uma ‘conversão de sexo real’ realizada pelo Hospital da Universidade de Oslo.
Essa conversão se baseia em uma prática brutal da década de 1970, que implica a remoção dos órgãos reprodutivos, tornando a pessoa estéril. Tal prática requer também um diagnóstico psiquiátrico, pois se considera que pessoas transgênero sejam portadoras de ‘doença mental’. John Jeanette se recusa a passar por isso.
Sendo assim, todos os seus documentos oficiais ainda se referem a ela como ‘Sr.’ ou ‘masculino’. Sua identidade como transgênero é pública. Onde quer que ela vá e precise mostrar algum documento, como ao dar entrada num hotel ou retirar um livro na biblioteca, a contradição evidente entre seu gênero e seus documentos é motivo de questionamentos. Além de sofrer discriminação e hostilidades, John Jeanette também pode ter dificuldades para receber tratamento médico adequado.
Ajude John Jeanette a levar a vida que ela quer, livre de discriminação.
Escreva uma mensagem de apoio a John Jeanette
Ela ficaria feliz em receber uma mensagem com seu apoio, e saber o que você está fazendo para ajudá-la – envie um e-mail para [email protected]
Cartões postais, cartas e outras mensagens podem ser enviadas para:
John Jeanette Solstad Remø,
c/o Amnesty International Noruega,
PO Box 702 Sentrum
0106 Oslo, Noruega