A interminável espiral de violência e repressão durante as manifestações na Venezuela está mergulhando o país em uma crise que ameaça a vida e a segurança da população, disse a Anistia Internacional depois de relatos de pelo menos duas pessoas mortas e vários feridos e detidos durante as manifestações em todo o país ontem (19).

As autoridades venezuelanas confirmaram que Paola Ramírez, 23 anos, e Carlos Moreno, 17, foram mortos a tiros em San Cristobal, Táchira e Caracas, respectivamente.

“Sair às ruas em um dia de protesto na Venezuela não deve ser uma sentença de morte”, disse Erika Guevara-Rosas, diretora para as Américas da Anistia Internacional.

“A combinação trágica de aumento da violência, repressão descontrolada e a falta de ação das autoridades para garantir a liberdade de expressão e a justiça é uma receita tóxica que só perpetua a violência. 

“As autoridades venezuelanas devem garantir o direito das pessoas a tomar as ruas para expressar suas opiniões pacificamente e urgentemente investigar todas as alegações de violações dos direitos humanos cometidas durante as manifestações.”

Na véspera da manifestação, o governo anunciou o “Plano de Zamora,” um mecanismo de segurança implantado por forças policiais e militares, juntamente com civis, para preservar a ordem interna.

“O ‘Plano de Zamora’ faz um chamado para que civis façam uso da força. Esta chamada é particularmente preocupante dadas as reiteradas denúncias de abusos por parte de grupos civis armados. É uma receita clara para o desastre”, disse Erika Guevara-Rosas.

….

Saiba mais:

Venezuela em crise: “Se você tiver sorte, come duas vezes por dia”

Venezuela: dois anos após protestos, vítimas ainda esperam justiça