Em resposta à manutenção da detenção do defensor de direitos humanos, Taner Kılıç, após a última audiência, Salil Shetty, Secretário Geral da Anistia Internacional disse:

.

“A decisão de hoje de manter nosso colega na cadeia, além de partir nosso coração, é mais uma inversão do papel da justiça.

Depois de mais de um ano longe de sua família, e sem evidências que pudessem comprovar  as acusações absurdas feitas contra ele, seu cruel e prolongado encarceramento desafia toda a lógica.

No início deste mês, a acusação infundada contra Taner do caso do promotor foi desfeita com a apresentação do relatório policial. Sem encontrar qualquer evidência de que Taner tivesse o aplicativo de mensagens ByLock em seu telefone, o relatório removeu a principal acusação contra ele. Um segundo relatório policial, submetido ao tribunal esta manhã, confirmou que não havia nenhum vestígio de Bylock no telefone de Taner.

Isso deveria ter levado à sua libertação imediata e incondicional. Mas, em vez de celebrar a tão esperada reunião feliz, a esposa e filhas tiveram que ver Taner sendo levado embora, de volta à cela superlotada, onde passou mais de um ano de sua vida.

A situação de Taner é emblemática e traz à tona o cenário da Turquia hoje. Muitos dos defensores de direitos humanos estão definhando na prisão ou vivendo em constante medo de serem presos. Continuaremos a lutar incansavelmente em nome de Taner, de Istambul 10 e todos aqueles presos injustamente sob a repressão da Turquia. ”

.

A próxima audiência está marcada para 7 de novembro.

.

CONTEXTO

Esta manhã, um segundo relatório policial foi submetido ao tribunal. Este relatório adicional foi solicitado pelo tribunal para esclarecer por que não havia nenhuma descoberta sobre a presença do aplicativo de mensagens ByLock no telefone da Taner. Este segundo relatório confirmou os resultados do primeiro relatório e de quatro análises forenses independentes, que não encontraram vestígios de ByLock no telefone.

.

Saiba mais

Assine a petição que exige liberdade para Taner!

Turquia: Processo contra Taner Kiliç deve ser encerrado depois do relatório policial não encontrar nenhuma evidência de irregularidade

Turquia: Um ano após a prisão de Taner Kılıç, as exigências para sua libertação não serão silenciadas

O grande medo

Em defesa da liberdade de expressão na Turquia