Na véspera da retomada de seu julgamento, o presidente honorário da Anistia Internacional Turquia, Taner Kılıç, fez um apelo apaixonado para que as pessoas não fiquem em silêncio sobre a questão dos abusos aos direitos humanos na Turquia e prometeu continuar seu trabalho quando ele estiver livre.

.

“Quando eu for solto quero seguir em frente. Eu sei agora, mais do que nunca, o quão importante são os direitos humanos ”, disse Taner ao secretário geral da Anistia Internacional, Salil Shetty, que o visitou na prisão de segurança máxima Şakran hoje.

“Outros estão em pior situação do que eu”, continuou Taner, enfatizando a necessidade de solidariedade com todos que foram injustamente presos na Turquia.

.

Taner foi preso há mais de um ano por acusações infundadas de “pertencer a uma organização terrorista”. No início desta semana, a Anistia Internacional revelou que um relatório policial de 15 páginas apresentado pela promotoria não encontrou evidências de que a Taner tivesse o aplicativo de mensagens ByLock em seu telefone. A presença do aplicativo de mensagens foi a acusação feita contra ele.

.

As constatações do relatório policial corroboram com as de quatro relatórios forenses independentes previamente submetidos ao tribunal. Nenhum deles encontrou vestígios do aplicativo ByLock no telefone Taner.
Do lado de fora da prisão, Salil Shetty disse:

.

“Hoje tive uma longa e emocionante reunião nesta prisão com nosso colega e amigo Taner Kılıç, que está preso há mais de um ano.

Mesmo sofrendo essa injustiça, Taner está pensando nos outros. Em vez de falar sobre sua própria situação, ele fez questão de se concentrar na questão mais ampla das violações de direitos humanos na Turquia e enfatizou seu compromisso de continuar na luta contra os abusos de direitos. Ele também queria enviar sua gratidão a todos aqueles ao redor do mundo que apoiaram os pedidos de sua libertação. 

Amanhã estarei no tribunal para a quarta audiência de Taner. Não foi apresentado nenhum fragmento de evidência para substanciar as acusações absurdas feitas contra ele, então Taner deve ser libertado.

Nada pode trazer de volta os momentos preciosos que Taner perdeu, mas amanhã a corte pode pôr fim a essa injustiça e permitir que Taner volte para sua família e retome seu trabalho vital.

.

.

CONTEXTO

Taner Kılıç foi detido no dia 6 de junho de 2017 e enviado à cadeia três dias depois, onde está desde então. Dez outros ativistas, incluindo İdil Eser, Diretora da Anistia Internacional Turquia, foram detidos um mês depois. Oito deles ficaram presos por quatro meses até pagarem a fiança na primeira audiência em outubro.

.

Todos eles foram acusados de “pertencer a uma organização terrorista”, suposição sem fundamento, a qual espera-se que a acusação forneça alguma evidência sustentável para avaliação.

.

Em dezembro, as autoridades turcas admitiram que milhares de pessoas têm sido acusadas injustamente de baixar o ByLock. Eles publicaram listas contendo números de 11.480 usuários de telefone celular, o que levou a libertações em massa. Taner Kılıç não está ainda entre os listados para libertação.

.

Mais de um milhão de pessoas de 164 países e territórios assinaram os pedidos da Anistia Internacional pela libertação de Taner Kılıç e dos outros defensores de direitos humanos desde a prisão no último verão. Os resultados de figuras conhecidas pediram a libertação de Taner e a retirada das acusações contra o Istanbul 10.

.

Saiba mais

Assine a petição que exige liberdade para Taner!

Turquia: Processo contra Taner Kiliç deve ser encerrado depois do relatório policial não encontrar nenhuma evidência de irregularidade

Turquia: Um ano após a prisão de Taner Kılıç, as exigências para sua libertação não serão silenciadas

O grande medo

Em defesa da liberdade de expressão na Turquia