Identificação da função

Título do cargo: Coordenador/a de Campanhas e Comunicação

Subordinado ao cargo: Diretor/a de Campanhas e Programas

Local de trabalho: Rio de Janeiro

Descrição da área

  • Responsável pelas estratégias de campanhas nacionais e internacionais e seus resultados no Brasil, criação de mensagens chave, estratégia de engajamento de stakeholders, mobilização e relacionamento com a mídia e com realizadores de materiais de comunicação.
  • Como a Anistia Internacional é uma organização de campanha baseada em pesquisa, criar estratégias sólidas de ação para envolver e mobilizar apoiadores, ativistas e parceiros é fundamental para alcançar nossos objetivos e estratégias duradouras de mudança. A área de Campanhas e Comunicação contribui para lançar poderosas campanhas globais, regionais e nacionais que inspirem as pessoas a agir e proteger os direitos humanos e seus defensores.
  • O/A Coordenador(a) de Campanhas e Comunicações do Brasil trabalhará em estreita colaboração com pesquisadores e outras equipes da área de programas, bem como com seções de outros países, para lançar campanhas e comunicações para ação no Brasil. Também liderará o desenvolvimento de táticas de campanha off-line e on-line inovadoras, aproveitará os canais de comunicação e mídia social e identificará oportunidades de colaboração com outros movimentos e grupos de direitos humanos que abordem questões que afetam as pessoas no Brasil.

Resumo do Cargo

  • Responsável por propor e criar os meios para alcançar metas de mobilização, definindo o escopo do alcance das campanhas da Anistia Internacional, de modo a fortalecer a imagem institucional da organização no país, ampliar a base de doadores e o engajamento de apoiadores da Anistia Internacional no Brasil e no exterior.
  • Lidera o trabalho de Campanhas e Comunicação da Anistia Internacional no Brasil orientado para promover mudanças tangíveis nos direitos humanos no país, contribuindo com o movimento global. Responde pela elaboração e implementação de campanhas e pela estratégia de comunicação da organização.
  • Responsável pelas estratégias de campanhas nacionais e globais da Anistia Internacional no país, liderando a articulação e mobilização de parceiros, organizações da sociedade civil e junto as seções de outros países e organizações do movimento global, atuando em interação com as áreas de Pesquisa, Políticas e Advocacy, de Mobilização e Ativismo e de Captação de Recursos e Relacionamento com Apoiadores.
  • Dá suporte à direção, as coordenações das áreas e às equipes em suas exposições na mídia e em todas as ações necessárias de comunicação externa da Anistia Internacional no Brasil.

Subordinados diretos

Duas (2) posições. Contudo, essa posição coordena ações com participantes externos de campanhas, equipes temporárias, voluntários e fornecedores ocasionais e constantes na área de comunicação.
Atividades principais

Campanhas

1. Planejar, organizar e implementar as campanhas da Anistia Internacional, integrada com as demais Áreas, com vistas a efetivação dos objetivos estratégicos da Anistia Internacional no Brasil.

2. Contribuir para o desenvolvimento de estratégias de campanha para produzir impacto, liderarando o desenvolvimento e a implementação de estratégias específicas para apoiá-las, coordenando ações em matéria de direitos humanos em países específicos e em outras áreas geográficas ou temáticas destinadas a efetuar mudanças em situação dos direitos humanos.

3. Coordenar o trabalho das equipes de campanhas e contribuir com a otimização e gestão eficiente do uso de recursos, inclusive através da definição de prioridades, preparação de planos de trabalho e de analises e estratégias de mitigação de riscos, monitoramento de seus progressos e manutenção de orçamentos básicos.

4. Liderar a articulação e mobilização de parceiros locais, de outras organizações da sociedade civil e movimentos sociais, em campanhas promovidas pela Anistia Internacional no Brasil e no exterior. Apoiar e manter contato com as equipes das estruturas e seções da Anistia Internacional para coordenar, implementar, manter e desenvolver redes de ONGs nacionais e internacionais e outros parceiros externos no desenvolvimento e implementação de estratégias e planos de campanha promovidas pela organização.

5. Explorar as formas mais eficazes de fazer campanha em questões de direitos humanos para alcançar resultados políticos efetivos, aumentando o envolvimento dos apoiadores e a base de doadores da Anistia Internacional Brasil.

6. Comunicar as preocupações e mensagens-chave da Anistia Internacional no Brasil para o Conselho Consultivo e estruturas da Anistia Internacional, organizações da sociedade civil e outros fóruns, inclusive através da participação em fóruns públicos relevantes em relação às prioridades das campanhas e apoio a realização de outras atividades de advocacy. E ainda, quando apropriado, representar a Anistia Internacional Brasil junto a autoridades Governamentais, intergovernamentais e vários fóruns públicos, bem como junto aos meios de comunicação e outros interlocutores.

7. Apresentar relatórios sobre planos e orçamento ao Diretor de Campanhas e Programas e demais áreas. Isso incluirá a solicitação de aprovação para despesas incluídas no orçamento, de acordo com os processos internos do escritório nacional e normas da Anistia Internacional.

8. Participar do desenvolvimento de estratégias e planos nacionais, sub-regionais e regionais para pesquisa, ativismo e campanha, contribuindo com discussões internas sobre a missão da Anistia Internacional, questões políticas, organizacionais e outras, a fim de aumentar a eficácia do trabalho da organização no Brasil e contribuindo com o Movimento Global.

Comunicação

9. Elaborar e implementar um Plano de Comunicação para a Anistia Internacional Brasil com vistas a Mobilização e Engajamento de um grande número e de perfis diversos de apoiadores.

10. Liderar e aprimorar a implementação da estratégia de comunicação online, para o site e as principais mídias sociais (Facebook, Twitter, YouTube, etc).

11. Monitorar a atualização constante dos meios de comunicação incluindo as equipes de atualização dos meios digitais da Anistia Internacional no Brasil.

12. Dar suporte a Diretoria da Anistia Internacional Brasil e coordenadores (as) de Áreas em suas exposições na mídia e nas ações de comunicação externa em geral.

13. Coordenar o trabalho de Assessoria de Imprensa, relacionamento com a mídia e com agencias de publicidade.

14. Trabalhar em conjunto com as equipes do Secretariado Internacional da Anistia Internacional para que ações de comunicação do escritório brasileiro estejam de acordo com os parâmetros do movimento global.

15. Supervisionar a produção e edição de textos e imagens de todas as campanhas da Anistia Internacional no Brasil, bem como supervisionar a preparação da newsletter mensal. Escrever os documentos de planejamento das campanhas e outros materiais para uso externo e interno, como releases, inscrições de relatórios anuais, declarações públicas, recursos da web, briefing de materiais audiovisuais. Elaborar comunicações externas e internas relacionadas à sua área de Trabalho, incluindo documentos internos, como boletins informativos.

Relação direta com outros departamentos e direção

16. Responder, junto ao Departamento de Captação de Recursos e Relacionamento com Apoiadores, pelo desenvolvimento de produtos (impressos, audiovisuais e web), buscando a inovação de suas narrativas e maior efetividade de projetos e campanhas no que diz respeito ao objetivo de ampliar a base de doadores e apoiadores da Anistia Brasil;

17. Definir, requisitar orçamento, aprovar material e orçamento de materiais impressos e audiovisuais necessários para campanhas, em diálogo com o Departamento Financeiro e de Operações.

18. Produção de relatórios periódicos de acompanhamento das atividades e resultados das campanhas e ações de comunicação.

19. Apoiar a direção e as áreas de Pesquisa, Política e Advocacy e de Ativismos e Mobilização na articulação e negociação com outras seções e estruturas do Movimento Internacional em iniciativas de interesse, conforme necessário.

20. Apoio a direção com a produção de informes e apresentações para o Conselho Diretor e outros diretores de seções e estruturas do Movimento Global

Competência e Habilidades

Requerimentos:

1. Formação em 3º grau completa em Comunicação Social: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas ou áreas de ciências sociais ou correlatas.

2. Experiência de atuação em comunicação em ONGs, empresas privadas ou órgãos públicos.

3. Experiência prévia em instituições que lidam com o tema Direitos Humanos, com mobilização social, produção de conteúdos, comunicação e/ou educação e transformação social.

4. Conhecimento sobre o terceiro setor e boa capacidade de interlocução com a sociedade civil, movimentos sociais, organismos internacionais, governos e o movimento global da Anistia.

5. Capacidade de negociação, facilitação e de relacionamento interpessoal

6. Familiaridade e avançado conhecimento sobre ferramentas de comunicação digital, mídias sociais e sobre websites, newsletters, blogs e outros fóruns digitais de direitos humanos

7. Experiência comprovada no desenvolvimento e supervisão de campanhas, incluindo o conhecimento das etapas necessárias para elaborar estratégia de campanha e conscientização sobre a necessidade de ações e técnicas de campanha que se baseiem em estratégias e sejam adaptadas para efetuar mudanças em um dado situação

8. Comprometimento com uma visão e missão da Anistia

9. Possibilidade de compreender e expressar ideias em inglês de forma fluente, clara e concisa, tanto por via oral como escrita, e para comunicar informações complexas e posições institucionais. A fluência em espanhol será uma vantagem.

10. Capacidade de representar AI em vários fóruns, junto à mídia e particularmente com a sociedade civil e a parceiros e membros da Anistia Internacional.

Liderança:

1. Empreendedora e inovadora e proativa.

2. Disponibilidade para trabalhar em horários flexíveis e com possibilidade de viagem.

3. Comprometimento com altos níveis de integridade, ética e profissionalismo

4. Preza pela excelência e comprometido(a) em orientar suas equipes a altos níveis de eficácia e impacto.

5. Capacidade de motivar e inspirar os outros para o ativismo e desejo de mudança, inclusive por meio de abordagens criativas e dinâmicas para encorajar o avanço da campanha diante de obstáculos.

6. Conhecimento e compreensão sobre adequação das ferramentas de campanha digital e seu uso apropriado para os públicos-alvo para garantir o ativismo online e off-line

7. Orientada por resultados, apaixonada pelo campo de direitos humanos e orientada pelo propósito de provocar impacto positivo no mundo.

8. Excelentes habilidades de comunicação com pessoas em diferentes equipes, níveis e países.

9. Conduta profissional no relacionamento com colegas de trabalho.

10. Grande habilidade de organização, eficiência e competência.

11. Produzir resultados de boa qualidade, dentro dos prazos estabelecidos.

12. Comprometido(a) e trabalhando em um ambiente onde a promoção e o respeito da igualdade de oportunidades, diversidades culturais e questões de gênero, bem como outras políticas de igualdade da organização, são primordiais.

Inscrição

O prazo final para envio de carta de apresentação explicando o motivo pelo qual está se candidatando a vaga e qual interesse de trabalhar na Anistia Internacional Brasil, duas referências e currículo é até 30 de julho de 2017, para o e-mail: [email protected], com o título Coordenador/a de Comunicação e Campanhas.

A Anistia Internacional Brasil garante a igualdade de oportunidade em seus processos de seleção e procura ativamente compor um leque diverso de candidato/as.