Em resposta ao decreto da Assembleia Nacional da Nicarágua, que cancelou hoje o registro legal do Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH), Erika Guevara Rosas, diretora regional da Anistia Internacional para as Américas, declarou:

.

“Atacar o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH) e cancelar seu registro legal é mais uma manobra repressiva do presidente Daniel Ortega para tentar encobrir as graves violações de direitos humanos que seu governo cometeu. Aqueles que denunciam as atrocidades cometidas por seu governo estão sendo punidos na Nicarágua. O presidente Ortega está errado se acredita que será capaz de evitar a justiça tentando silenciar o CENIDH. ”

“É extremamente alarmante que organizações com a trajetória e legitimidade do CENIDH estejam sendo perseguidas. Ao cancelar seu registro, o governo deixa o povo da Nicarágua indefeso, impedindo que as organizações representem vítimas ou que lutem por suas demandas por justiça e prestação de contas. Hoje é um dia muito triste para a defesa dos direitos humanos na região”, concluiu.

.

Saiba mais 

Nicarágua: autoridades intensificam estratégia de repressão

AÇÃO URGENTE: Onda de detenções de estudantes e ativistas na Nicarágua

Nicarágua: é urgente que o Governo acabe com repressão