Os alarmantes números de homicídios cometidos por policiais no mês de maio de 2016, divulgados pelo Instituto de Segurança Pública hoje (30/06), confirmam os repetidos alertas feitos pela Anistia Internacional de que a violência da polícia e outras violações de direitos humanos estão aumentando no contexto dos Jogos Olímpicos.

Segundo o ISP, apenas na cidade do Rio de Janeiro houve 40 homicídios decorrentes de intervenção policial no último mês de maio, um aumento de 135% em comparação aos 17 mortos no mesmo período do ano passado. No estado, o número passou de 44 a 84, consolidando um aumento de 90%.

 “Às vésperas de mais um megaevento esportivo no Rio de Janeiro, as autoridades continuam falhando de forma inaceitável em controlar o uso da força letal pelos agentes da lei e garantir a segurança de todos os moradores da cidade, especialmente de quem vive em favelas”, denuncia Atila Roque, Diretor Executivo da Anistia Internacional.

Para a organização, trata-se de uma tragédia que já vem se consumando desde 2014, quando as mortes praticadas pela polícia aumentaram 40% no Rio de Janeiro no ano da Copa do Mundo. “Os Jogos Olímpicos não podem ser realizados às custas de mortes e violações de direitos humanos. Os organizadores dos jogos e a Secretaria de Segurança devem agir imediatamente para interromper esse ciclo de violência de Estado e garantir o direito à vida”, exige Atila Roque. Assine a petição: Rio 2016: a violência não faz parte desse jogo!

Saiba mais

COI recebe denúncia de violência policial e remoções forçadas na cidade olímpica

Nota Pública: Crise econômica não pode ser desculpa para cortes nas áreas sociais e na segurança pública

Brasil insiste nos erros da Copa do Mundo nas operações de segurança pública e arrisca comprometer legado das Olimpíadas 2016