Após a decisão das autoridades hondurenhas de prender Roberto David Castillo, presidente executivo da Desarrollos Energéticos SA (DESA), pelo envolvimento no assassinato da defensora ambiental dos direitos humanos Berta Cáceres, Erika Guevara-Rosas, diretora regional da Anistia Internacional nas Américas, declarou:

.

“A investigação do papel dos membros seniores da DESA, empresa que criou a barragem contra a qual Berta Cáceres fez campanha, no seu brutal assassinato há dois anos, chega com atraso. Mas a campanha não deve parar aqui. As autoridades devem garantir que todos os envolvidos no assassinato de Berta Cáceres sejam levados à justiça em julgamentos justos.

No ano passado, uma equipe de especialistas internacionais apresentou evidências que indicam que outros agentes estaduais de alto escalão e executivos do DESA podem estar envolvidos no assassinato de Berta. As autoridades hondurenhas devem continuar as investigações e, se houver provas suficientes, apresentar acusações contra todos os envolvidos no assassinato, inclusive aqueles que ordenaram o crime.

.

Saiba mais

Encontraremos a justiça verdadeira para Berta Cáceres

Honduras: fracasso em identificar assassinos de Berta Cáceres coloca outros ativistas em risco

Ataques letais mas evitáveis: assassinatos e desaparecimentos forçados daqueles que defendem direitos humanos