A história de Gao Zhisheng – China

Gao Zhisheng é um dos mais respeitados advogados de direitos humanos da China. Em dezembro de 2006, ele foi sentenciado a uma pena de três anos de prisão, suspensa por cinco anos, por “incitar a subversão”. Apesar de terem permitido que ele voltasse para casa, ele foi mantido, ilegalmente, em prisão domiciliar junto com sua esposa e seus filhos. Ele foi torturado e humilhado. Em 2009, sua família teve que fugir da China devido às constantes intimidações que sofriam.

No dia 4 de fevereiro de 2009, após ser levado de sua residência pela polícia, Gao Zhisheng desapareceu. Mais de um ano depois, no final de março de 2009, ele reapareceu e concedeu uma entrevista descrevendo as agruras por que passou, inclusive novas torturas. Ele contou que, em uma ocasião, foi espancado tão brutalmente que “por 48 horas, minha vida esteve por um fio”.

Em abril de 2010, poucos dias depois da entrevista, ele desapareceu novamente. Vinte meses mais tarde, em dezembro de 2011, os meios de comunicação estatais anunciaram que ele havia sido preso por violar as condições de sua sentença condicional. A notícia surpreendeu sua família, que sequer sabia se ele estava vivo ou morto.

Atualmente, Gao Zhisheng encontra-se preso na penitenciária da comarca de Shaya, no noroeste da China.