EUA: novo decreto de Trump sobre migração vai incitar ódio e segregação

Imprimir
6 de março de 2017 Política internacional Migrantes
Foto: Spencer Platt/Getty Images

Em resposta à nova Ordem Executiva do Presidente Trump para restabelecer a suspensão do programa de acolhida de pessoas refugiadas dos EUA e instaurar uma proibição temporária de viagens para pessoas de seis países com maioria da população muçulmana, Salil Shetty, Secretário-Geral da Anistia Internacional, disse:

“O empenho do Presidente Trump para fechar as portas dos EUA para as pessoas que fogem do mesmo terror que ele diz estar combatendo será lembrado como um dos mais sombrios capítulos da história do país. A ideia de que estas medidas são do interesse da segurança nacional não resiste a uma simples análise.

“Esta nova Ordem Executiva simplesmente restabelece muitos dos elementos mais repugnantes da Ordem anterior. Ela esmaga valores que os EUA têm reivindicado há muito tempo e ameaça derrubar as esperanças de milhares de pessoas refugiados que deveriam ser reassentadas no país.

“Remover a ambiguidade sobre residentes permanentes é simplesmente uma tentativa de evadir o escrutínio judicial. A lógica anti-muçulmanos por trás desta Ordem Executiva deve ser evidente para qualquer pessoa familiarizada com a longa campanha de Trump para espalhar o medo sobre muçulmanos.

“Estas famílias escaparam dos escombros de Aleppo, ou fugiram das bombas e da fome que tomaram o Iêmen. São pessoas fugindo de uma ameaça à sua segurança e merecem proteção.

“As novas medidas não tornarão ninguém mais seguro. Em vez disso, elas podem ser usadas diretamente por extremistas violentos em uma alegação de que o governo dos EUA está em guerra contra o Islã.

“O circo midiático em torno de cada movimento do Presidente Trump não pode distrair do fato de que os compromissos pelos direitos humanos de longa data nos EUA estão sendo corroídos. A nova Ordem Executiva é equivocada e contraproducente, e deve ser combatida a cada passo “.

Assine agora e posicione-se contra o discurso de ódio de Trump!

6 de março de 2017 Política internacional Migrantes

Mais Notícias

21 de setembro de 2017 | Política internacional Conflitos Migrantes

Myanmar: Aung San Suu Kyi se omite em relação aos horrores em Rakhine

“Há fortes evidências de que as forças de segurança estão envolvidas em uma campanha de limpeza étnica", diz o Diretor Regional da Anistia Internacional p/ o Sudeste da Ásia e o Pacífico, James Gomez.

21 de setembro de 2017 | Política internacional

Brasil: Políticas incoerentes perpetuam violações dos direitos humanos

Governo brasileiro mostra duas caras: uma nas Nações Unidas apoiando muitas das recomendações que acata de outros Estados, e outra bem distinta dentro do próprio país.

18 de setembro de 2017 | Política internacional Conflitos Migrantes

ONU: Êxodo do povo Rohingya de Myanmar expõe falha dos líderes mundiais em resolver a crise de pessoas refugiadas

Forças de segurança de Myanmar estão queimando aldeias Rohingya inteiras e atirando enquanto as pessoas tentam fugir. Em menos de 3 semanas, quase 400 mil pessoas refugiadas fugiram para Bangladesh.
Carregar mais notícias