EUA: Administração de Trump viola descaradamente os direitos humanos de famílias separadas

Imprimir
27 de julho de 2018 Política internacional Migrantes
Agentes da Patrulha da Fronteira detêm migrantes perto da fronteira EUA-México Foto: John Moore/Getty Images

A  Corte ordenou que o governo Trump reunisse mais de 2.500 crianças forçadas a se separarem de seus pais. Segundo informações, espera-se que mais de 900 pessoas continuem separadas do restante da família porque a administração os considerou “ilegais” ou “ainda não reconhecidos legais” para a reunificação.

.

Ashley Houghton, gerente de campanhas táticas da Anistia Internacional dos EUA, divulgou esta declaração:

“O governo Trump criou uma situação para que centenas de famílias permaneçam separadas e na qual muitas ainda estão sendo mantidas em centros de detenção. Este é um ato desumano para punir as famílias que buscam proteção contra a violência e a perseguição em seus países de origem.

“O presidente Trump está efetivamente manipulando o sistema para que crianças que já passaram por uma jornada perigosa para os Estados Unidos apenas sejam arrancadas dos braços de seus pais e responsáveis. Essas famílias nunca poderiam ter sido separadas.

“Ao retirar as crianças dos pais e responsáveis, o governo Trump violou descaradamente os direitos humanos dessas famílias. Agora, o governo quer que o público escolha entre diferentes violações: em vez de separar famílias à força, aprisionar famílias inteiras.

“Não há motivo para que as famílias não sejam liberadas para responsáveis localizados na comunidade como alternativas à detenção enquanto seus requerimentos são processados. Buscar asilo não é crime e as famílias que buscam asilo não devem ser tratadas como criminosas.”

.

A Anistia Internacional pede ao governo dos EUA que reúna as famílias separadas, ponha fim à separação forçada de crianças de seus pais ou responsáveis e à detenção de famílias em busca de asilo e que liberte imediatamente as famílias detidas. A organização também pede o retorno de alternativas para a detenção, como o Family Case Management Program [Programa de Gerenciamento de Casos Familiares].

.

Saiba mais

Política dos EUA de separar as crianças dos pais é tortura

Entre em ação!

Exija que os EUA e o presidente Trump parem de separar as famílias!

27 de julho de 2018 Política internacional Migrantes

Mais Notícias

13 de junho de 2019 | Tortura

Nota Pública: Decreto sobre Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura amplia riscos de institucionalização da tortura no país, afirma Anistia Internacional

Anistia Internacional lança nota pública a respeito do Decreto 9.831, que exonerou os 11 membros do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT).

7 de junho de 2019 | ___

Vaga: Assessor/a de Comunicação Digital

A Anistia Internacional está buscando uma nova pessoa para integrar a equipe de Campanhas e Comunicação para atuar como Assessor/a de Comunicação Digital.

7 de junho de 2019 | ___

Vaga: Assessor/a de Campanhas

Anistia Internacional está buscando uma nova pessoa para integrar a equipe de Campanhas e Comunicação para atuar como Assessor/a de Campanhas.
Carregar mais notícias