Hoje, Philip French – Diretor de relações públicas e desenvolvimento social do COI – reuniu-se com Maria da Penha Macena, moradora da comunidade Vila Autódromo, Ana Paula Oliveira, cujo filho foi morto pela polícia em Manguinhos, e representantes do Rede Nosso Jogo, Terre des Hommes e da Anistia Internacional para discutir as violações de direitos humanos no contexto de Jogos Olímpicos Rio 2016.

Maria da Penha descreveu como quase todas as 600 famílias da Vila Autódromo foram expulsas, as pressões sofridas, como ela foi agredida fisicamente por agentes da lei e sua casa demolida. Ela pediu ao COI para monitorar o cumprimento do acordo final feito entre a comunidade e as autoridades municipais para a urbanização da área para as 20 famílias restantes. Também pediu que o COI tome medidas adequadas para evitar despejos forçados em futuros Jogos Olímpicos.

Ana Paula descreveu como seu filho, de 19 anos de idade, foi executado pela polícia em Manguinhos antes da Copa do Mundo e como a comunidade agora está sofrendo com frequentes operações policiais violentas que resultam em pessoas mortas e feridas. Ela pediu ao COI para se comunicar com o comitê organizador Rio 2016 e as autoridades brasileiras para garantir que eles tomem todas as medidas adequadas para evitar violações e execuções em operações policiais antes e durante os Jogos.

Foi uma discussão muito aberta, Mr. French ouviu atentamente as preocupações levantadas pelas comunidades e se comprometeu a transmitir essas mensagens para o Comitê Organizador local Rio 2016.

Saiba mais: 

Violações de direitos humanos e megaeventos são discutidos na ONU

A 100 dias das Olimpíadas, Rio de Janeiro precisa lidar com graves problemas de segurança pública

Fatos sobre Segurança Pública no Rio de Janeiro pré Olimpíadas

Vila Autódromo: residir é resistir

Meu filho não é só mais um