Repetindo a parceria de sucesso estabelecida no ano passado, a Anistia Internacional e o Festival do Rio selecionaram este ano 19 documentários da programação do evento relacionados à temática dos direitos humanos. A seleção Cinema e Direitos Humanos é uma oportunidade para refletir sobre a centralidade da luta por direitos humanos no mundo e nos tempos em que vivemos.

Na história da Anistia, a participação e o engajamento de atores culturais sempre foi uma fator crucial, e a colaboração com o Festival do Rio é mais um exemplo disso. A organização acredita que a cultura é um componente essencial à consolidação de um universo de valores que reconheça os direitos humanos de todas as pessoas.

“Ao criar uma oportunidade para a discussão de temas essenciais, o cinema contribui para o fortalecimento não apenas de uma consciência sobre circunstâncias diversas onde os direitos humanos são violados, mas, sobretudo, para a ampliação do que chamamos de uma ‘cultura de direitos’, ou seja, uma atitude de solidariedade e compromisso ativo com a defesa dos direitos de todas as pessoas, independente da opção sexual, religião, raça ou etnia, classe social, território ou idade”, afirma Atila Roque, diretor executivo da Anistia Internacional Brasil.

A seleção Cinema e Direitos Humanos acontece de 25 de setembro a 08 de outubro, em diversas salas de cinema da cidade. Algumas sessões serão seguidas de debates com especialistas nos temas. Fique de olho na programação!