A artista e intelectual chinesa, Liu Xia, viúva do vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2010, Liu Xiaobo, deixou a China e viajou para a Alemanha. Há oito anos ela estava em prisão domiciliar em Pequim. Após visitar o marido na prisão e comunicá-lo sobre o Nobel, em outubro de 2010, começou a ser perseguida pelas autoridades chinesas e acabou presa. Patrick Poon, pesquisador da China na Anistia Internacional, comentou:

.

“É uma notícia maravilhosa: Liu Xia finalmente está livre e a perseguição que sofria e a detenção ilegal ao qual foi submetida pelas autoridades chinesas chegou ao fim, quase um ano após a morte prematura e indigna de Liu Xiaobo.

“Liu Xia nunca desistiu de lutar por seu falecido marido e por isso foi cruelmente punida. As autoridades chinesas tentaram silenciá-la, mas ela é uma corajosa defensora de direitos humanos e não se calou. No entanto, após oito anos sob prisão domiciliar ilegal, sua saúde era motivo de preocupação”.

“Agora, a perseguição sobre a família de Liu Xia, que permanece na China, também deve ter fim. Será doloroso caso as autoridades chinesas usem os parentes de Liu Xia para pressioná-la e impedir que ela fale futuramente sobre o assunto”.

.

Contexto

Liu Xia teve sua prisão domiciliar decretada após visitar seu marido, Liu Xiaobo, que estava preso em 8 de outubro de 2010. A visita aconteceu para comunicá-lo sobre a premiação do Nobel da Paz. Xiaobo havia sido condenado à prisão em 2009 por “incitar à subversão contra o poder do Estado” e faleceu em 2017, em decorrência de um câncer. Liu Xia esteve presa desde então, era monitorada de perto pelos agentes de segurança do estado e só podia ser contatada por seus amigos mais próximos por telefone em circunstâncias limitadas.

.

Em abril, durante uma conversa telefônica com sua amiga Liao Yiwu, uma escritora exilada, Liu Xia disse que estava “preparada para morrer” na prisão domiciliar. A gravação angustiante desta conversa foi divulgada no dia 2 de maio de 2018. A Anistia Internacional e diversas outras organizações e movimentos de direitos humanos se mobilizaram pela liberdade Liu Xia.