Apesar dos avanços militares na Nigéria, Camarões, Chade e Níger, os ataques do Boko Haram tomaram a vida de pelo menos 1.600 pessoas desde o início de junho, aumentando o número de mortes para pelo menos 3.500 civis somente em 2015, disse a Anistia Internacional, quando o Conselho das Nações Unidos de Direitos Humanos (UNHRC, em inglês) discute o relatório do conflito do Alto Comissariado para Direitos Humanos.

Netsanet Belay, diretor de advocacy e investigação da Anistia Internacional da África, disse que “O número de pessoas assassinadas até agora esse ano é chocante, com mais de 3.500 vítimas civis em menos de 300 dias”.

“Os governos dos países afetados devem tomar todas as medidas legais para garantir a segurança de seus cidadãos nas áreas afetadas”.

O UNHRC discute violações e abusos cometidos no conflito. A Anistia está renovando seu apelo por uma proteção adequada a ataques do Boko Haram.

A Anistia Internacional também clama por investigações imediatas e urgentes das violações de direitos humanos cometidas por forças de segurança. De acordo com um relatório da Anistia Internacional publicado em 3 de junho, o presidente Buhari prometeu investigar as evidências de que as forças militares nigerianas cometeram sérios abusos de direitos humanos, crimes de guerra e atos que podem ser classificados como crimes contra a humanidade. Até agora, nenhuma investigação começou.

Netsanet Belay disse: “Já se passaram quase quatro meses desde o dia em que o presidente Buhari prometeu investigar os crimes de Direito Internacional que a Anistia Internacional revelou no seu relatório”.

Em Camarões, os crimes sob o direito internacional também foram cometidos similarmente tanto pelo Boko Haram como pelas forças de segurança do Estado. Esses crimes também não foram investigados de maneira eficaz. A Anistia Internacional solicita que o governo de Camarões inicie de forma urgente investigações independentes, imparciais e transparentes dos crimes cometidos por todos os grupos do conflito em Camarões.

Contexto

As análises da Anistia Internacional se baseiam em relatos de testemunhas, vítimas e reportagens.

Em abril de 2015, a Anistia Internacional publicou o relatório “Our job is to shoot, slaughter and kill’: BokoHaram’s reign of terror in north east Nigeria” que esboçou os sérios abusos perpetrados pelo Boko Haram. Clique aqui para mais informações: https://www.amnesty.org/en/documents/afr44/1360/2015/en/

Em junho de 2015, A Anistia Internacional publicou um relatório que revelou graves violações cometidas pelos militares nigerianos. “Stars on their shoulders, blood on their Hans”. Clique aqui para mais: https://www.amnesty.org/en/documents/afr44/1657/2015/en/

No dia 16 de setembro a Anistia Internacional publicou um relatório das violações cometidas pelo Boko Haram e por forças de segurança do estado de Camarões, “Humans rights under fire: Attacks and violations in Cameroon’s struggle with Boko Haram”. Clique aqui para mais informações: https://www.amnesty.org/en/documents/afr17/1991/2015/en/

No dia 24 de Setembro, a Anistia Internacional fez uma declaração pública sobre os últimos ataques do Boko Haram. Clique aqui para mais: https://www.amnesty.org/en/documents/afr44/2498/2015/en/

O Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas apresentou o relatório “on violations and abuses committed by Boko Haram and the impacto on human rights in the affected countries” na trigésima sessão regular do Conselho de Direitos Humanos da Nações Unidas.

Saiba mais

Camarões: centenas de pessoas massacradas pelo Boko Haram e submetidas a abusos pelas forças de segurança

Chibok um ano depois: Um dia para lembrar todas as vítimas do Boko Haram