Previamente à audiência de provas no processo criminal contra oito pessoas acusadas do assassinato de Berta Cáceres, agendado para 27 de julho, Erika Guevara-Rosas, diretora da Anistia Internacional para as Américas, disse:

.

“O sistema de justiça hondurenho deve rever de maneira abrangente o assassinato da corajosa defensora de direitos humanos Berta Cáceres e analisar os motivos por trás do homicídio, além dos atores políticos e econômicos que poderiam de alguma forma se envolver nesse crime hediondo”.

“É crucial que os perpetradores do crime sejam investigados, assim como os que estão por trás disso. Se não o fizerem, as autoridades hondurenhas estarão enviando uma mensagem de que somente aqueles que executaram a ordem para matar Berta Cáceres enfrentarão as consequências, e não aqueles que deram a ordem ou planejaram este homicídio, encorajando, assim mais ataques contra aqueles que defendem a terra, o território e meio ambiente “.

.

Saiba mais

Honduras: prisão de executivo do DESA deve ser seguida por outras ações contra todos envolvidos com o assassinato de Berta Cáceres

Encontraremos a justiça verdadeira para Berta Cáceres

Honduras: fracasso em identificar assassinos de Berta Cáceres coloca outros ativistas em risco

Ataques letais mas evitáveis: assassinatos e desaparecimentos forçados daqueles que defendem direitos humanos